Ícone do site Magnus Mundi

Fairy Stones: As Pedras das Fadas do Rio Harricana

Fairy Stones” também conhecidas como Pedras das Fadas ou concreções glaciais, são formações naturais compostas principalmente de carbonato de cálcio, que se originaram cerca de 12 mil anos atrás e foram depositadas nos leitos dos lagos glaciais ao Norte de Quebec, no rio Harricana, no Canadá. Essas esferas, formadas pela deposição sucessiva de minerais de cimentação em camadas, podem variar em tamanho, desde microscópicas até metros de diâmetro, pesando dezenas de quilos. Elas apresentam uma variedade de formas, como discóides, tubulares, esféricas, piramidais, ou até mesmo agregados semelhantes a bolhas de sabão.

Os índios Algonquins da região do rio Harricana denominaram essas formações como “Pedras das Fadas” e as utilizavam como amuletos da sorte em suas expedições de caça e pesca. Acreditavam que carregar uma pedra das fadas os protegeria contra maus espíritos, trazendo boa saúde e prosperidade. Além disso, eram frequentemente oferecidas como presentes às mulheres, simbolizando um pedido de namoro. As maiores pedras eram usadas como decoração em tendas e representavam um símbolo de status entre os índios, dada a sua raridade. No Alaska, essas formações também são encontradas e são chamadas pelos nativos de “Turtle Stones” ou “Spirit Stones.”

Geólogos acreditam que as pedras das fadas podem ter se formado sob uma geleira que se derreteu milhares de anos atrás. Posteriormente, foram transportadas pela água e depositadas ao longo das margens de lagos e rios, como o Rio Harricana, o segundo maior do Canadá. A origem do nome “Harricana” remonta à língua Algonquin, “Nanikana,” que significa “rio de biscoitos,” fazendo referência à aparência inicialmente plana e coberta de lama das pedras das fadas, que se assemelha a biscoitos. Somente após uma limpeza adequada, revelam-se suas formas únicas.

Essas pedras são frequentemente encontradas em depósitos de lama nos leitos dos rios. As linhas irregulares em algumas pedras são atribuídas aos vestígios deixados por minúsculos vermes ou restos orgânicos fossilizados há milhões de anos. A superfície superior das concreções é geralmente lisa e regular, possivelmente devido às correntes aquáticas ou ao movimento do gelo, enquanto a parte inferior muitas vezes exibe texturas ásperas e formas esféricas moldadas pela natureza.

Concreções encontradas no rio Harricana, Canadá

Concreções encontradas no Alaska

Artigo publicado originalmente em julho de 2015

Crédito das fotos: Spirit Rock Shop

Fonte 1 2

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile