Ícone do site Magnus Mundi

A sagrada fumaça! A igreja da cannabis

O interior psicodélico de uma antiga igreja luterana de 113 anos no bairro de Washington Park, em Denver, Colorado, Estados Unidos é apropriado, pois é a Igreja Internacional da Cannabis. É uma comunidade única onde os membros, que se chamam Elevacionistas usam a maconha para fins espirituais e influenciar positivamente as suas vidas.

A missão da Igreja Internacional da Cannabis é oferecer um ambiente para adultos de todo mundo, que buscam criar uma melhor versão de si mesmos por meio da planta sagrada“, está frase esta no site da igreja, como declaração da missão e objetivo da igreja. A entidade responsável pela igreja, a Elevation Ministries, fundado por Lee Molloy e Steve Berke alega que a igreja não reivindica uma autoridade divina e nem tem estrutura autoritária, portanto, as pessoas de qualquer religião e cultura são bem vindos para frequentar a igreja e participar das celebrações.

A igreja abriu as portas no dia 20 de abril de 2017, um dia especial para os usuários da cannabis pois é o Dia Mundial da Maconha, um feriado não oficial para o consumo da erva. No dia de sua abertura, cerca de cinquenta pessoas frequentaram a igreja, e em menos de uma semana, mais de 200 novos fiéis a igreja havia cativado e esse numero subiu para 1.400 membros, três meses depois. Surpreendentemente, a Igreja Internacional da Cannabis é a terceira desse tipo nos EUA; as outras duas estão localizadas em Lansing, Michigan e em Indianápolis em Indiana.

A sede da comunidade está localizada em uma estrutura de tijolos centenária, onde costumava ser a Igreja Apostólica do Monte Calvário. Steve Berke, formado pela Universidade de Yale, estava temporariamente morando na antiga igreja. Seu agente imobiliário havia comprado o prédio com o plano de transformá-lo em apartamentos.

Ele e Lee Molloy, bem como alguns amigos, acabaram se mudando de Miami para investir no lucrativo mercado da maconha no Colorado. Mas então, nas palavras de Lee: “Começamos a ter essas conversas estúpidas e fantásticas. E se nós mantivéssemos o prédio como uma igreja?“. Então Steve convenceu seus pais a emprestar dinheiro e nove meses depois era fundada a igreja.

Do lado de fora a igreja se parece como qualquer de Denver. Mas para o seu interior, Berke contratou o conhecido artista plástico Kenny Scharf, cujos trabalhos estão exibidos no Museu de Arte Moderna de Whitney e de Nova Iorque, para executar a reforma na igreja. Ele também foi a Espanha atrás da artista Okuda San Miguel, que já havia pintado igrejas abandonadas na Espanha e Marrocos, para decorar o interior da nova igreja. Toda a parte interna foi pintado em padrões vibrantes de prismas geométricos vermelhos, azuis e verdes, com criaturas mitológicas, estrelas entre outros

A maconha é legalizada no Estado do Colorado para fins medicinais desde 2000 e como uso recreativo a partir de 2012, mas só pode ser consumida em casa ou em clubes privados. Para cumprir as leis locais, não é permitido fumar baseado dentro da igreja no horário das 11:00h às 4:15h, horário esse conhecido por lá como “viewing hours” de quinta a domingo, sendo aberto a igreja ao público, mas sem poder fumar a erva. Nas noites de sexta-feira, o consumo privado da maconha são realizados. Após o consumo, os membros vão para a parte de baixo da igreja, ao “after party“, e se divertem jogando ping-pong, máquinas de fliperama e jogos de tabuleiros.

Lee Molloy, fundador da Igreja Internacional da Cannabis

Parte de baixo da igreja

Saiba mais sobre a igreja: elevationsists.org

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Verão da Lata, um verão que ninguém vai esquecer

A igreja do salto alto

Bonnie e Clyde, a dupla infernal

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile