Lugares

Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo

Showa-shinzan é a montanha mais jovem do Japão com 398 metros de altura, localizada dentro do Parque Nacional Shikotsu-Toya, na ilha de Hokkaido, não muito longe do vulcão ativo do monte Usu, que já entrou em erupção quatro vezes desde 1900. Com a erupção do vulcão Usu, uma série de fortes terremotos sacudiu a região, e a montanha começou a aparecer no meio de um campo de trigo em 28 de dezembro de 1943. Quando o magma derretido rompeu a superfície, ele elevou o campo e nos dois anos seguintes a cúpula de lava continuou a subir até atingir quase 400 metros de altura.

Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo
Crédito da foto

O nome Showa-shinzan significa “nova montanha Showa“, devido a montanha ter sido formada no reinado do imperador Hirohito, conhecido como o período Showa (1926-1989). Quando Showa-shinzan entrou em erupção, o Japão estava lutando contra os Aliados na Segunda Guerra Mundial. A aparição de um vulcão em um momento em que o país inteiro estava em perigo foi tomado como um mau presságio pelas pessoas mais supersticiosas. As autoridades tentaram abafar e pediram aos moradores que mantivessem a montanha em segredo.

Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo
Diagrama Mimatsu

Masao Mimatsu, um carteiro que morava nas proximidades, começou a observar e registrar o progresso do vulcão. Devido aos tempos de guerra, materiais científicos básicos estavam em falta e Masao teve que improvisar. As anotações que ele registrou e os esboços que fez de Showa-shinzan são os únicos registros disponíveis aos geólogos sobre a formação dessa montanha.

Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo
O vulcão Usu, visto da montanha Showa-shinzan | Crédito da foto

Masao amarrou várias linhas de pesca horizontalmente através de duas vigas verticais ao lado do posto dos correios. E ficou observando o crescimento do vulcão através dessas linhas – elas agindo como linhas guias – dia após dia, desenhava a montanha, em momentos diferentes em seu crescimento. Em 1948, Masao apresentou seus dados e esboços na Conferência do Vulcão Mundial, em Oslo e seu trabalho foi amplamente elogiado por vulcanologistas de renome. Seus trabalhos foram chamados de “Diagrama Mimatsu” e por ele, Masao recebeu o Primeiro Prêmio Cultural de Hokkaido.

Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo
Ilustração de como Masao Mimatsu fez para medir o vulcão

Masao usou todas as suas economias e comprou as terras onde se localizava o vulcão, para poder estudar o mesmo mais aprofundadamente. Registros mais precisos sobre essa compra não existem. Moradores locais contam que ele havia comprado, quando a montanha estava crescendo, outros já dizem que foi só depois que o vulcão adormeceu.

Qual a verdadeira ninguém sabe ao certo, mas o carteiro tornou-se proprietário de um vulcão e até hoje ele continua em propriedade privada e fumegando, apesar do governo japonês declarar que é um monumento natural do Japão – uma raridade em qualquer lugar do mundo. Masao foi homenageado com o Mimatsu Masao Memorial Hall, próximo ao Showa-shinzan e uma estátua de bronze sua foi erguida dele olhando através de um equipamento de topografia.

Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo
Crédito da foto
Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo
Crédito da foto
Showa-shinzan, a montanha que o Japão escondeu do mundo
Comparação do campo de trigo, antes do vulcão e depois

Fontes: 1 2 3

Leia também:

As estranhas rochas da montanha da morte

Ilha de Luzon e o lago em uma ilha dentro de um lago em uma ilha

A solitária capela dentro do vulcão de Santa Margarida

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário