Arquitetura

Stadtlounge, uma sala de estar ao ar livre

Stadtlounge, uma sala de estar ao ar livre

Stadtlounge é um espaço ao ar livre que mais parece o interior de uma confortável sala de estar. Toda a área de um quarteirão, entre os edifícios e vielas, foi recoberto com granulado de borracha vermelha, como se fosse um imenso tapete vermelho cobrindo tudo em seu caminho. O tapete flui sobre as calçadas, fontes, bancos, mesas e até mesmo um Porsche estacionado. Stadtlounge que significa “salão público” em alemão, está localizado em Bleicheli District que é o centro financeiro da cidade de St. Gallen, na Suíça.

Stadtlounge-01a

No século XV, St. Gallen era famosa pela qualidade de sua produção têxtil. Até o século XVII, a região era conhecida principalmente pelo seu linho de alta qualidade e mais tarde pelos produtos de algodão. Durante a era dourada do século XIX, St. Gallen era afinal uma das mais importantes e maiores regiões de exportação de bordados. No início do século XX, quase que em todas as casas uma pessoa trabalhava em regime doméstico ou na fábrica para o ramo de bordados, que era responsável na época por mais de 50% da produção mundial. Com o início da Primeira Guerra Mundial, a procura pelo produto de luxo caiu drasticamente, o que levou à maior crise econômica da região. Atualmente, Bleicheli é o distrito financeiro de St. Gallen com bancos modernos e edifícios seguros.

Stadtlounge-02

Em 2004, a cidade de St. Gallen em parceria com o banco suíço, “Schweizer Verbandes der Raiffeisenbanken” (SVRB), criaram um concurso de design, num esforço de tornar Bleicheli mais animada e atraente para os pedestres. A ideia era criar uma “sala de estar pública” em meio aos prédios do distrito financeiro. O projeto vencedor foi do artista Pipilotti Rist em conjunto com o escritório de arquitetura Carlos Martinez. Juntos, eles transformaram esta região monótono da cidade em uma enorme paisagem vermelha, com bancos curvilíneos que convidam os transeuntes, a sentar e relaxar.

Stadtlounge-03

O Stadtlounge é dividido em várias áreas: “the café” – uma série de mesas com guarda sol, ideais para um piquenique; “relax lounge” – uma área de sofás arredondados afastado da rua principal e o “business lounge”, com bancos e mesas mais largos que pode ser usado para realizar uma reunião de negócios ao ar livre. À noite, enormes bolhas com quase três metros de diâmetro e com lâmpadas halogenas em seu interior, iluminam o lugar,  e que mudam para as cores laranja, vermelho, azul e violeta ao toque de um botão. Desde a sua abertura em 2005, o Stadtlounge permanece cheio de atividades durante todo o dia e também a noite.

Stadtlounge-13

Stadtlounge-14

Stadtlounge-15

Stadtlounge-16

Stadtlounge-04

Stadtlounge-05

Stadtlounge-06

Stadtlounge-07

Stadtlounge-08

Stadtlounge-09

Stadtlounge-10

Stadtlounge-11

Stadtlounge-12

Fonte: 1 2

Visualização: 411 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquitetura

Me chamo Júlio César e moro em Porto Belo, Santa Catarina. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, uma revista digital feita para pessoas que gostam de ler e saber mais profundamente sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos pelo mundo afora, bem como lendas, eventos e outros assuntos inusitados.

Veja mais em Arquitetura

Como uma ponte de Londres foi parar na América

Magnus Mundi12 de outubro de 2018

Smith Mansion, a casa que matou seu dono

Magnus Mundi4 de outubro de 2018

Casa das Lápides, a casa inusitada da Virgínia

Magnus Mundi2 de julho de 2018

O ninho de Quetzalcoatl no México

Magnus Mundi23 de junho de 2018

Os moinhos em cascata de Folón e Picón

Magnus Mundi22 de junho de 2018

Makhunik, a antiga aldeia dos anões

Magnus Mundi18 de maio de 2018

Wat Phra Dhammakaya, o impressionante templo budista da Tailândia

Magnus Mundi11 de abril de 2018

Ilhas Astronautas, as ilhas camufladas da Califórnia

Magnus Mundi4 de abril de 2018

Sentinelas da Bretanha

Magnus Mundi31 de março de 2018
Scroll Up