Arquitetura

Stadtlounge, uma sala de estar ao ar livre

Stadtlounge, uma sala de estar ao ar livre

Stadtlounge é um espaço ao ar livre que mais parece o interior de uma confortável sala de estar. Toda a área de um quarteirão, entre os edifícios e vielas, foi recoberto com granulado de borracha vermelha, como se fosse um imenso tapete vermelho cobrindo tudo em seu caminho. O tapete flui sobre as calçadas, fontes, bancos, mesas e até mesmo um Porsche estacionado. Stadtlounge que significa “salão público” em alemão, está localizado em Bleicheli District que é o centro financeiro da cidade de St. Gallen, na Suíça.

Stadtlounge-01a

No século XV, St. Gallen era famosa pela qualidade de sua produção têxtil. Até o século XVII, a região era conhecida principalmente pelo seu linho de alta qualidade e mais tarde pelos produtos de algodão. Durante a era dourada do século XIX, St. Gallen era afinal uma das mais importantes e maiores regiões de exportação de bordados. No início do século XX, quase que em todas as casas uma pessoa trabalhava em regime doméstico ou na fábrica para o ramo de bordados, que era responsável na época por mais de 50% da produção mundial. Com o início da Primeira Guerra Mundial, a procura pelo produto de luxo caiu drasticamente, o que levou à maior crise econômica da região. Atualmente, Bleicheli é o distrito financeiro de St. Gallen com bancos modernos e edifícios seguros.

Stadtlounge-02

Em 2004, a cidade de St. Gallen em parceria com o banco suíço, “Schweizer Verbandes der Raiffeisenbanken” (SVRB), criaram um concurso de design, num esforço de tornar Bleicheli mais animada e atraente para os pedestres. A ideia era criar uma “sala de estar pública” em meio aos prédios do distrito financeiro. O projeto vencedor foi do artista Pipilotti Rist em conjunto com o escritório de arquitetura Carlos Martinez. Juntos, eles transformaram esta região monótono da cidade em uma enorme paisagem vermelha, com bancos curvilíneos que convidam os transeuntes, a sentar e relaxar.

Stadtlounge-03

O Stadtlounge é dividido em várias áreas: “the café” – uma série de mesas com guarda sol, ideais para um piquenique; “relax lounge” – uma área de sofás arredondados afastado da rua principal e o “business lounge”, com bancos e mesas mais largos que pode ser usado para realizar uma reunião de negócios ao ar livre. À noite, enormes bolhas com quase três metros de diâmetro e com lâmpadas halogenas em seu interior, iluminam o lugar,  e que mudam para as cores laranja, vermelho, azul e violeta ao toque de um botão. Desde a sua abertura em 2005, o Stadtlounge permanece cheio de atividades durante todo o dia e também a noite.

Stadtlounge-13

Stadtlounge-14

Stadtlounge-15

Stadtlounge-16

Stadtlounge-04

Stadtlounge-05

Stadtlounge-06

Stadtlounge-07

Stadtlounge-08

Stadtlounge-09

Stadtlounge-10

Stadtlounge-11

Stadtlounge-12

Fonte: 1 2

Visualização: 430 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado

Faça nosso trabalho valer a pena. Deixe seu comentário!

Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Arquitetura

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Veja mais em Arquitetura

Os guardiões dos mares brasileiros

Magnus Mundi2 de junho de 2019

McGuire Irish Pub, o pub irlandês de um milhão de dólares

Magnus Mundi1 de junho de 2019

Triora, a terra das bruxas na Itália

Magnus Mundi25 de maio de 2019

Kayabuki no Sato, a pequena vila e seu sistema anti-incêndio

Magnus Mundi15 de abril de 2019

Cragside, a primeira casa do mundo a ter energia elétrica

Magnus Mundi7 de abril de 2019

Jal Mahal, o palácio da água da Índia

Magnus Mundi22 de março de 2019

O relógio ao contrário da Bolívia

Magnus Mundi24 de fevereiro de 2019

As janelas de bruxa de Vermont

Magnus Mundi23 de fevereiro de 2019

Fadiouth, a ilha feita de conchas

Magnus Mundi21 de fevereiro de 2019

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up