Elevando-se acima das planícies alagadas do rio Orinoco e seus afluentes, conhecidas como Llanos, cobrindo uma extensão de 42 mil quilômetros quadrados, no norte da Colômbia e no sul da Venezuela, estranhos montes de terra conhecidos entre os locais como “surales” vem confundindo os cientistas há décadas.

Esses montes podem chegar a ter dois metros de altura e cinco metros de largura, e cobrem uma extensão tão grande que podem ser vistos claramente a partir do espaço. Os montes são organizados em intrincados padrões, que variam de simples montes com formas arredondadas, a outros que se unem para criar verdadeiros labirintos na paisagem. Esses montes foram descritos inicialmente em 1940, mas desde então não se havia feito um estudo mais profundo, pois se achava que eles eram de alguma forma, feitos por povos indígenas, e mais tarde se pensou que fosse feitos por cupins ou formigas.

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Crédito da foto: José Iriarte

Mas um novo estudo publicado na revista Public Library of Sciences One (PLoS ONE), da pesquisadora Anne Zangerle da Universidade de Tecnologia de Braunschweig da Alemanha e Delphine Renard, da Universidade MCGill, de Montreal, Canadá, que lideraram uma equipe internacional que explorou os montes em detalhes e descobriram que são resultado de intensa atividade de uma espécie grande de minhoca.

A equipe usou imagens do Google Earth para encontrar os surales na região e se concentrou nos montes, deixando os labirintos para serem estudados futuramente. Esses vermes eram desconhecidos anteriormente e pertencem ao gênero sul americano Andiorrhinus e podem crescer até 1, 2 metros de comprimento.

Elas se alimentam de material orgânico encontrados no solo, e expulsam fezes, uma massa de lama, areia e elementos orgânicos, conhecidos como “moldes” das tripas, enquanto vão escavando através do solo encharcado, que se acumulam para formar os montes. Cada monte é formado de solo densamente compactado, frequentemente misturados com raízes de plantas e outros materiais, que vão se depositando ou crescendo nos montes com o decorrer do tempo.

Ao longo de décadas, os vermes Andiorrhinus ficam presos a hábitos alimentares rígidos. Eles comem em covas inundadas e sempre produzem as fezes no mesmo lugar, fazendo com que os montes cresçam, enquanto seus buracos ficam cada vez mais profundos. Muitas gerações de minhocas podem se alimentar e acumular as fezes em um único monte. As minhocas procuram alimentos dentro de um raio de distância muito limitado ao redor dos montes, e está distância afeta o tamanho do monte e a profundidade dos seus buracos.

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Os pesquisadores acreditam que os vermes constroem deliberadamente os montes para sua própria sobrevivência. A bacia do Orinoco inunda a cada ano, e os montes de fezes das minhocas sobressaem acima do nível da água. Isso significa que os vermes têm um lugar, onde eles podem ficar fora d’água e respirar. Os montes são também utilizados por outras criaturas para escapar do solo inundado.

Outras espécies de minhocas também ajudam a construir os montes, e as raízes das plantas consolidam a estrutura e as mantêm firmes. Os montes também desempenham um papel importante na ecologia alterando a umidade do solo, o que pode afetar os tipos de plantas que podem crescer. Embora os montes e regiões inter monte estão localizados, um ao lado do outro, eles fornecem habitats diferentes para as plantas da região.

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Os pesquisadores ainda não entenderam muito bem todo o processo na criação dos montes. Por exemplo, pode haver uma fase final, como ainda um processo desconhecido no desenvolvimento dos montes, ou algum tipo de estado de equilíbrio para a paisagem.

Mas eles observaram que “estes ecossistemas estão sob ameaça constante da agricultura industrial, que estão sendo nivelados para abrir caminho para a produção comercial intensiva de arroz.” Por isso, dizem, que existe o risco de que estes sistemas complexos e misteriosos podem desaparecer antes que alguém entenda perfeitamente como são criados.

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Os cientistas analisaram a estrutura física e química dos montes feitos pelas minhocas | Crédito da foto

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Surales, os estranhos montes feitos por minhocas

Fontes: 1 2 3 4

Publicado originalmente em junho de 2016

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 365 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Faça um comentário

Seu email não será publicado