Exóticos

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

O arquipélago Thousand Islands (Mil Ilhas) consiste exatamente de 1.864 ilhas e não somente por “mil” como o nome sugere e foram formadas a 12.000 anos atrás no final da última era glacial.  Ele se estende ao longo de oitenta quilômetros do rio São Lourenço, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos. O rio chega a ter 24 quilômetros de largura e uma profundidade de até 60 metros, permitindo a navegação entre o Oceano Atlântico e os Grandes Lagos. Os índios Iroquios que habitavam a região chamavam o lugar de Manitouana: O Jardim do Grande Espírito. O maior agrupamento de ilhas fica entre Cape Vincent e Alexandria Bay nos Estados Unidos e Kingston e Rockport no Canadá.

As ilhas variam em tamanho de mais de cem quilômetros quadrados para pequenas ilhas ocupadas por uma única residência, até mesmo menores e desabitadas, sendo o lar de aves aquáticas migratórias. O número de ilhas foi determinado usando o critério de que qualquer ilha deve estar fora d’água durante todo o ano, ter uma área maior que 0.093 metros quadrados (cerca de 1 pé quadrado) e suportar pelo menos uma árvore viva. Um acordo entre os dois países em 1793 decidiu que nenhuma ilha seria dividida ao meio e que a fronteira deveria ser 100 metros de qualquer costa e se isso não fosse possível, a linha iria correr no meio entre as duas margens e por isso a linha segue em ziguezague. Cada país possui um número semelhantes de ilhas, mas há diferença na características das mesmas: boa parte das ilhas americanas estão ocupadas, já a parte canadense, as ilhas são desabitadas e protegidas.

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

ilha chamada Just Room Enough Island | Crédito da foto

A maior ilha é Wolfe Island e fica situada inteiramente em Ontário, tendo nove quilômetros em seu ponto mais largo e com uma população de 1.400 pessoas. Por outro lado, a melhor ilha é chamada “Just Room Enough“, que devido ao seu tamanho, só comporta uma pequena casa e um jardim ao redor. Na ilha de Carleton Island, no estado de Nova York, se localiza o Fort Haldimand, que atualmente está em ruínas e foi construído pelos britânicos em 1779, durante a Guerra Revolucionária Americana. Tal ilha foi capturada por três soldados americanos durante a guerra de 1812 e até hoje faz parte dos Estados Unidos. A Deer Island a cerca de 3,2 quilômetros ao norte de Alexandria Bay pertence a sociedade secreta Skull and Bones.

Um grande número destas ilhas são habitadas e servidas de energia elétrica e serviço de telefone, sendo levado por cabo subaquático de ilha em ilha. Um grupo de 21 ilhas formam o Thousand Islands National Park, sendo o mais antigo parque nacional do Canadá, a leste das Montanhas Rochosas. O parque tem camping, trilhas de caminhada, eventos anuais, entre outros. É considerada como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde 2002.

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

Casa de barcos do Castelo Boldt | Crédito da foto

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

Crédito da foto: Ian Coristine

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

Castelo de Boldt, localizado ilha de  Heart Island | Crédito da foto

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

Fontes: 1 2 3

“A vida é como andar de bicicleta. Para ter equilíbrio, você tem que se manter em movimento”. – Albert Einstein

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 310 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado

Faça nosso trabalho valer a pena. Deixe seu comentário!

Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Exóticos

Me chamo Júlio César e moro em Porto Belo/SC. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, um site sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos pelo mundo afora, bem como histórias inusitadas de pessoas, lendas, eventos e outros assuntos interessantes. Feito para as pessoas que gostam de saber mais sobre um determinado assunto que é tratado superficialmente por outros sites do gênero.

Veja mais em Exóticos

Uluru, a segunda maior pedra do mundo

Magnus Mundi7 de dezembro de 2018

Fuerteventura e a praia da pipoca das Ilhas Canárias

Magnus Mundi6 de dezembro de 2018

Yakushima, a ilha da vida no Japão

Magnus Mundi18 de novembro de 2018

Crazy House, a casa de contos de fadas

Magnus Mundi31 de outubro de 2018

As cataratas inundadas do Guairá

Magnus Mundi8 de outubro de 2018

A ilusão da cachoeira submersa na Ilha Maurício

Magnus Mundi26 de setembro de 2018

Puerto Chicama, lugar das ondas mais longas e perfeitas do mundo

Magnus Mundi22 de setembro de 2018

Carmel, a cidade de contos de fadas

Magnus Mundi9 de setembro de 2018

Skull Rock, a ilha da caveira da Austrália

Magnus Mundi1 de julho de 2018

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up