Ícone do site Magnus Mundi

Thousand Islands, o Jardim do Grande Espírito

O arquipélago Thousand Islands (Mil Ilhas) consiste exatamente de 1.864 ilhas e não somente por “mil” como o nome sugere e foram formadas a 12.000 anos atrás no final da última era glacial.  Ele se estende ao longo de oitenta quilômetros do rio São Lourenço, na fronteira entre o Canadá e os Estados Unidos.

O rio chega a ter 24 quilômetros de largura e uma profundidade de até 60 metros, permitindo a navegação entre o Oceano Atlântico e os Grandes Lagos. Os índios Iroquios que habitavam a região chamavam o lugar de Manitouana: O Jardim do Grande Espírito. O maior agrupamento de ilhas fica entre Cape Vincent e Alexandria Bay nos Estados Unidos e Kingston e Rockport no Canadá.

Crédito da foto

As ilhas variam em tamanho de mais de cem quilômetros quadrados para pequenas ilhas ocupadas por uma única residência, até mesmo menores e desabitadas, sendo o lar de aves aquáticas migratórias. O número de ilhas foi determinado usando o critério de que qualquer ilha deve estar fora d’água durante todo o ano, ter uma área maior que 0.093 metros quadrados (cerca de 1 pé quadrado) e suportar pelo menos uma árvore viva.

Um acordo entre os dois países em 1793 decidiu que nenhuma ilha seria dividida ao meio e que a fronteira deveria ser 100 metros de qualquer costa e se isso não fosse possível, a linha iria correr no meio entre as duas margens e por isso a linha segue em ziguezague. Cada país possui um número semelhantes de ilhas, mas há diferença na características das mesmas: boa parte das ilhas americanas estão ocupadas, já a parte canadense, as ilhas são desabitadas e protegidas.

ilha chamada Just Room Enough Island | Crédito da foto

A maior ilha é Wolfe Island e fica situada inteiramente em Ontário, tendo nove quilômetros em seu ponto mais largo e com uma população de 1.400 pessoas. Por outro lado, a melhor ilha é chamada “Just Room Enough“, que devido ao seu tamanho, só comporta uma pequena casa e um jardim ao redor.

Na ilha de Carleton Island, no estado de Nova York, se localiza o Fort Haldimand, que atualmente está em ruínas e foi construído pelos britânicos em 1779, durante a Guerra Revolucionária Americana. Tal ilha foi capturada por três soldados americanos durante a guerra de 1812 e até hoje faz parte dos Estados Unidos. A Deer Island a cerca de 3,2 quilômetros ao norte de Alexandria Bay pertence a sociedade secreta Skull and Bones.

Crédito da foto

Um grande número destas ilhas são habitadas e servidas de energia elétrica e serviço de telefone, sendo levado por cabo subaquático de ilha em ilha. Um grupo de 21 ilhas formam o Thousand Islands National Park, sendo o mais antigo parque nacional do Canadá, a leste das Montanhas Rochosas. O parque tem camping, trilhas de caminhada, eventos anuais, entre outros. É considerada como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO desde 2002.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Casa de barcos do Castelo Boldt | Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto: Ian Coristine
Castelo de Boldt, localizado ilha de  Heart Island | Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile