Ícone do site Magnus Mundi

Tombili, o gato de Istambul que virou meme ganhou uma estátua

O bairro Ziverbey, no distrito de Kadiköy em Istambul na Turquia ficou abalado com a morte de seu mascote, Tombili, um gato rechonchudo que ficou famoso no início desde ano, quando sua foto em um de seus lugares favoritos em uma calçada do bairro foi amplamente compartilhada milhares de vezes nas redes sociais, a ponto de virar meme. O gato morreu em agosto e segundo seus donos, de causas desconhecidas.

Uma petição online no site change.org, pedia que o distritoo de Kadiköy fizesse uma escultura em homenagem ao famoso gato e 17.000 pessoas assinaram a tal petição e assim, o escultor local Seval Sahin concebeu a escultura comemorativa em bronze e a instalou no local exato onde Tombili havia se reclinado na calçada, recriando a pose da famosa foto.

A estátua foi inaugurada no dia 04 de outubro, Dia Mundial dos Animais e centenas de pessoas vieram prestigiar e render homenagens ao falecido gato, deixando velas, flores e ração para gatos no local. O evento foi televisionado por uma estação de TV turca. Na cerimônia, o vice prefeito da cidade agradeceu aos amantes dos animais por terem contribuído e assim tornado possível a confecção do memorial.

Crédito da foto

Tombili é uma palavra turca usada carinhosamente para denominar animais de estimação acima do peso. Gatos são um caso de amor com a população de Istambul e a cidade é o lar de centenas de milhares de animais abandonados, que são bem cuidados pelos moradores locais. Existe um provérbio turco que diz “Se você matar um gato, terá que construir uma mesquita para ganhar o perdão de Deus“. Acreditasse que muitos contos populares sobre animais de estimação, são originários de um gato chamado Muezza, o animal preferido do Profeta Mohammed.

Entre eles, um que diz que o gato dormia na manga do manto de orações de Mohammed, que pegou uma tesoura e cortou a manga fora, para que o gato pudesse dormir sem ser perturbado. Outro diz que Muezza salvou o profeta de ser picado por uma cobra venenosa. Quando Mohammed acariciou as costas do animal em agradecimento, os gatos ganharam a capacidade de sempre caírem sobre seus pés.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Fontes: 1 2

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile