Ícone do site Magnus Mundi

Casas Trulli: Arquitetura única da Itália

https://www.magnusmundi.com/wp-content/uploads/2024/03/Casas-Trulli_-Arquitetura-unica-da-Italia.mp3
Ouça esse artigo!

Alberobello, é conhecida como a “capital dos trulli”, e se localiza na região sul da Puglia, Itália, é um daqueles lugares que te transporta no tempo com seus Trulli encantadores. Essas cabanas de pedra seca são verdadeiras obras-primas, feitas sem argamassa, com lajes de calcário empilhadas de formas piramidais, abobadadas ou cônicas. E o mais surpreendente? Apesar da falta de argamassa, são super resistentes!

Estima-se que existam cerca de 15.000 casas trulli na Puglia, principalmente nas cidades de Alberobello, Locorotondo e Cisternino.

Crédito da foto

Origens das casas Trulli

Construídos em um período em que pagar impostos sobre casas fixas era uma dor de cabeça, os Trulli eram a solução esperta dos moradores locais. Eles podiam montar e desmontar essas casinhas temporárias rapidinho, especialmente quando os fiscais apareciam. Imagina a cara dos inspetores fiscais quando chegaram lá em 1644 e se depararam com essa inovação!

Os Trulli eram feitos com pedras de calcário rústicas dos campos ao redor, assentadas direto na rocha, com janelinhas espalhadas nas paredes e até lareiras e fornos embutidos. E não para por aí, os telhados eram uma atração à parte, com um sistema inteligente para coletar água da chuva!

Crédito da foto

Características arquitetônicas

Por dentro, era puro charme: ferragens de madeira, nichos, e em alguns trulli mais espaçosos, até um segundo andar de madeira acessível por uma escadinha. No verão, essas paredes grossas mantinham a temperatura bem agradável, mas no inverno… aí era gelado mesmo! Mas os moradores davam um jeitinho, deixando as portas abertas para secar o ambiente.

A construção dessas maravilhas começou lá pelos meados do século XVI e seguiu até o começo do século XX. Mas, hoje em dia, não se vê mais Trulli novinhos sendo erguidos em Alberobello. Os que sobreviveram ao tempo são usados como lojas, restaurantes e até moradias. E como são muitos, a UNESCO deu o título de Patrimônio Mundial para Alberobello. É uma viagem no tempo que todo mundo deveria fazer!

Crédito da foto

Cultura e Tradições

Crédito da foto

Outras Curiosidades:

Crédito da foto

Dicas de viagens para visitar as casas trulli

Quando ir:

A melhor época para visitar a Puglia é durante a primavera (março-maio) ou o outono (setembro-novembro). O clima é agradável durante esses meses, e há menos multidões do que no verão.

Onde ficar:

Há uma variedade de opções de acomodação na Puglia, desde hotéis e pousadas tradicionais até casas de temporada e, claro, casas trulli. Se você quiser experimentar a vida em um trulli, há várias opções disponíveis para aluguel.

Crédito da foto

O que ver e fazer:

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Mergulhe em mais aventuras:

Campo de Dalías: As estufas de dalías na Espanha

Huacachina: O oásis paradisíaco da América

Escadarias Haiku: As escadas para o céu no Havaí

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile