Ícone do site Magnus Mundi

Fordites, as joias feitas com o acumulo de tinta

A Fordite, também conhecido como Ágata de Detroit, é um material endurecido feito com tinta automotiva que se tornaram pedras artificiais em cores brilhantes e desenhos psicodélicos, muitas vezes trabalhadas em finas joias, desde anéis, pingente e brincos. Ao contrário das rochas, que demoraram milhões de anos para se formar na natureza, as fordites foram criadas por acidente, com o acumulo de vários tons de cores que foram se solidificando, camada por camada, com a tinta que escorria da carroceria dos carros, ao serem pintados nas fabricas.

Antes da automação da pintura nos veículos pelas fábricas, eles eram praticamente pintados à mão em imensas cabines de pintura, onde os trabalhadores pulverizavam os carros com tinta com várias camadas e colocavam o carro para secar em fornos gigantes. À medida que a tinta secava, também escorria, se solidificado na estrutura que segurava a carroceria, ou ainda no chão das cabines. Esse processo foi repetido muitas e muitas vezes ao longo dos anos. Quando finalmente as estações de trabalho eram limpas, os trabalhadores surpreendiam-se com a beleza daquela tinta acumulada e as levavam para casa e as transformavam em joias, adereços ou algum objeto decorativo.

A remoção progressiva da pulverização manual na linha de montagem começou na década de 1970 e foi substituída por robôs e processos de pintura eletrostática, que atrai a molécula da tinta, deixando pouco ou nenhum excesso na pulverização. As escórias de tinta utilizadas para criar o fordite não são mais criadas nas fábricas devido à nova tecnologia de pintura. As antigas cabines de pintura não existem mais e a fordite se tornou extremamente difícil de ser encontrada, e às joias feitas com esse material têm um apelo nostálgico e muito disputados por colecionadores.

Como nas árvores, os anéis de determinadas fordites, podem contam a história dos automóveis, dependendo das cores utilizadas em cada época. As primeiras peças são composta principalmente de pretos e castanhos, cores de tinta comuns da época, mas a maioria dos fordite disponíveis hoje reflete uma variedade abrangente de cores vibrantes. Algumas peças possuem camadas cinzentas entre as camadas coloridas, e outras contêm flocos brilhantes de tinta metálica. Os mais cobiçados parecem ser peças mais antigas da fábrica Ford River Rouge Plant que podem conter laranjas brilhantes e cores metálicas.

Além de Detroit, as fordites foram encontradas em diversos outros lugares diferentes. A Grã Bretanha tem alguns espécimes que não só tem as cores opacas, mas feitas com cores metálicas e camadas transparentes, com o endurecimento de verniz. As fordites de Detroit geralmente tem uma camada de imprimação cinza entre uma e outra cor vibrante. Já as fordites encontradas nas fábricas de Ohio, que pintavam veículos comerciais, as cores eram em tons de verde, marrom e cores vibrantes muito utilizadas nos anos 1970, como amarelo, rosa, azul e laranja brilhante.

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Daemonelix, os saca-rolhas do diabo

Sol, areia e diversão nas praias artificiais de Paris

Os destemidos das Cataratas do Niágara

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile