Ícone do site Magnus Mundi

Kayabuki no Sato, a pequena vila e seu sistema anti-incêndio

Kayabuki no Sato, é uma pequena vila na área rural de Miyama, a trinta quilômetros ao norte da cidade de Kyoto, no Japão e é famosa por suas quarenta antigas casas com telhado de palha encostado as montanhas e com um sistema contra incêndio que a transforma duas vezes por ano, em um gigantesco chafariz.

Conhecida como Miyama Thatched Village, Kayabuki no Sato, tem mais casas com telhado de palha, do que qualquer outro lugar do Japão. Tais telhados confere uma aura nostálgica à área, e oferece aos visitantes uma chance de vivenciar a sensação tradicional e autêntica do Japão rural, pois apesar do asfalto, das torres de energia elétrica que passam próximas, a vidas das pessoas não mudou muito desde os tempos dos xoguns e samurais.

Crédito da foto

Isso tornou a vila muito popular entre os turistas, que gostam de passear pela aldeia, visitar o museu Sato Folk Museum, que é uma antiga residência tradicional e que exibe ferramentas e utensílios domésticos de décadas passadas, assim como algumas informações sobre a construção e manutenção dos telhados de palha. Como a maioria desses turistas querem até mesmo, passar uma noite em uma dessas casas tradicionais, a segurança do lugar tinha que ser melhorada, pois os telhados são muito vulneráveis ao fogo.

Crédito da foto

No ano de 2.000, algumas das casas se incendiaram, queimando inclusive o centro administrativo da vila. As autoridades além de pedirem que os moradores estejam atentos a eventuais focos de incêndio em todos os momentos, eles decidiram instalar um sistema de aspersão (sprinklers) especial de água que cobrisse todo o povoado. Duas vezes por ano, o sistema é ligado para testes, geralmente em maio e em dezembro, e as pessoas vem de todo o Japão, para ver os poderosos sprinklers em ação, que transforma o povoado em um imenso chafariz.

Crédito da foto

Esses equipamentos espalhadas por uma aldeia tradicional japonesa, não seria algo muito bom para que os turistas vissem. Desta forma, os governantes locais decidiram mantes a aparência pitoresca de Kayabuki no Sato, ocultando os sessenta e dois sprinklers de metal em pequenas casas de madeira, parecidas com as residências dos moradores. Quando o sistema é ligado, os telhados dos pequenos depósitos se abrem, de onde os aspersores em seu interior entram em ação, disparando um potente jato de água para o céu, sobre os telhados de palha das casas.

Crédito da foto

O teste bi-anual do sistema de aspersão se tornou um evento tão espetacular, atraindo muitos visitante, que ganhou até um nome Kayabuki no Sato Water Hose Festival. Se transformar toda a aldeia num enorme chafariz não bastasse, em dias de sol, os sprinklers também criam arco-íris sobre a vila.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Fontes: 1 2

Leia também:

Gävle Goat, a cabra vandalizada da Suécia

Os extravagantes reservatórios de água de Punjab

Storybook Houses, as casas de contos de fadas de Los Angeles

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile