Ícone do site Magnus Mundi

Skull Rock, a ilha da caveira da Austrália

Cleft Island, conhecida também como Skull Rock (Pedra da Caveira) ou Skull Cave, é uma ilha de granito situada ao longo da costa oeste do Promontório Wilson, no estado de Victoria, Austrália. Esta ilha é parte integrante de um conjunto de três ilhas denominadas Anser Group e destaca-se como uma das atrações principais do Parque Nacional do Promontório Wilson.

Crédito da foto

No lado oeste da ilha tem uma imensa caverna com o chão gramado, que provavelmente foi esculpida pelo mar quando os níveis eram eram muito mais elevados, há milhares de anos. A caverna tem 130 metros de largura, 60 metros de altura e 60 metros de profundidade. De um determinado ângulo, a ilha parece um crânio – daí o nome Skull Rock – completo com um grande crânio, uma órbita ocular (a caverna) e a ponta de um nariz.

Crédito da foto

Na verdade, existem duas grandes cavernas no lado oeste. O teto da caverna menor está a cerca de 25 metros acima do nível do mar e forma o chão da caverna maior e está coberto de terra e vegetação em sua superfície.

Crédito da foto

A ilha é praticamente inacessível com altas falésias verticais e nenhum lugar onde um pequeno barco pudesse chegar à terra e ancorar. Por causa desta dificuldade, poucas pessoas puseram os pés na ilha ou exploraram a caverna e aqueles que o fizeram, descobriram balas de canhão no fundo da caverna. Isso deduz que no passado a caverna foi usada como alvo em treinamento com canhões. Aves, particularmente o cormorão-de-cara-preta (Phalacrocorax fuscescens), aproveitam o isolamento e a inacessibilidade da Cleft Island para fazer da ilha a sua casa.

Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto
Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

The Rock, um restaurante no meio do mar

The Rock in the House, a casa com uma pedra dentro

Logan Rock: As pedras de balanço de Treen

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Sair da versão mobile