Coisas & Cultura

Bludný Kámen: A Pedra Perdida de České Budějovice

A Bludný Kámen é uma pedra localizada na Praça Přemysl Otakar II, no centro de České Budějovice, na República Tcheca. Além de sua função histórica marcando o local onde ficava a forca.

A Fonte de Sansão encontra-se no coração da Praça Přemysl Otakar II, no centro de České Budějovice (também conhecida por seu antigo nome em alemão – Böhmisch Budweis -, da época em que pertencia ao Império Austríaco).

Rodeada por edifícios históricos que remontam ao início de 1500, esta área é reconhecida como a maior praça da República Tcheca. Guardada por figuras representativas da Justiça, Sabedoria, Coragem e Prudência, bem como por um quarteto de gárgulas de bronze, a praça oferece uma experiência visual rica, repleta de detalhes fascinantes.

Bludný Kámen: A Pedra Perdida de České Budějovice

A cidade tem uma população de 94.622 habitantes, sendo a mais povoada da Boêmia do Sul (região), além de ser sua capital. České Budějovice é também a sede da famosa cervejaria Budweiser, conhecida por suas exportações para o mundo inteiro.

A poucos passos da fonte, encontra-se uma pequena rocha arredondada com uma cruz esculpida conhecida como Bludný Kámen, ou Pedra Perdida. Este local marca o antigo local da forca, local onde no passado as pessoas eram enforcadas. Alguns moradores locais referem-se a ela como a “pedra maligna”, alegando que ela comemora as execuções de 10 homens que conspiraram contra o rei Jorge de Poděbrady na década de 1470.

Bludný Kámen: A Pedra Perdida de České Budějovice

A história relata que Filip, um habitante local e companheiro de corda, se juntou aos conspiradores liderados por um espadachim alemão em uma revolta contra o rei. No entanto, o pai de Markéta, namorada de Filip e informante da cidade, descobriu a traição. Após a revelação, nove ou dez conspiradores, incluindo Filip, foram capturados e executados no local onde agora repousa a pedra.

Mesmo estando literalmente perdida na praça pavimentada, seu título, “bludný”, também faz referência a uma lenda local que afirma que qualquer pessoa que passar por ela após as nove da noite vagará perdida pelas ruas até o sol nascer.

Bludný Kámen: A Pedra Perdida de České Budějovice

Em 2010, quando alguns adolescentes desenterraram a pedra e a moveram para outro local como parte de uma brincadeira, a polícia pensou que ela havia desaparecido e iniciou uma busca pela icônica pedra. A cidade ficou um pouco envergonhada em admitir que havia esquecido sua nova localização, que estava próxima de onde originalmente pertencia.

Bludný Kámen: A Pedra Perdida de České Budějovice
Bludný Kámen: A Pedra Perdida de České Budějovice

Fonte: 1

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário