Na cidade costeira de Denia na costa norte da província de Alicante, a 600 km ao sul de Pamplona, Espanha ocorre anualmente em julho um torneio pra lá de bizarro, chamado “Bous a la mar”, literalmente significa os “Touros para o mar”, um evento em que os protagonistas são o homem e o touro, face a face, para ver quem está enganando quem e quem terminará mergulhando nas águas do porto.

Com mais de 200 anos de história, o “Bous a la mar” começa com touros perseguindo as pessoas na Calle Marques de Campo, avenida principal da cidade, até uma arena especialmente preparada no porto. A arena é um recinto fechado com barras de ferro, mas com espaço suficiente para as pessoas conseguirem passar, para dentro e para fora da arena com a aproximação do touro. O quarto lado da arena se abre para o mar, com uma queda de cerca de um metro e meio até a água, onde as pessoas se reunem atiçando e enfurecendo o touro para fazê-lo perseguir até mergulhar no mar, ou ambos ao mesmo tempo. A pessoa que conseguir fazer o touro cair na água é considerado o vencedor.

Bous a la Mar, declarada como festa de Interesse Turístico Nacional pela Espanha, como parte do festival de Santíssima Sangre, ou “sangue sagrado”, em homenagem a um monge chamado Pedro Esteves de quem se diz ter salvado a cidade da praga em 1633. A origem deste festival remonta ao século XVII, mas somente a partir de 1926, Bous a la Mar é realizada da forma que é conhecida atualmente.

Fonte: 1 2

Postagens pelo mundo:

Visualização: 367 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Faça um comentário

Seu email não será publicado