Histórias

Hy Brasil: A ilha mítica no Oceano Atlântico

Hy Brasil foi uma mítica ilha que apareceu nos mapas até meados do século XIX, localizada a noroeste da Irlanda, no Oceano Atlântico. As semelhanças com o Brasil sul-americano eram apenas no nome.

Você já imaginou o Brasil não situado na América do Sul, mas sim no norte da Europa, ao largo da costa da Irlanda? Se essa ideia nunca cruzou sua mente, saiba que, até meados do século XIX, mais precisamente até 1853, os mapas exibiam uma pequena ilha chamada “Hy Brasil” (também chamada Ilha Brasil, Ilha do Brazil, Ilha de São Brandão ou Brasil de São Brandão) posicionada a noroeste da Irlanda, no coração do Oceano Atlântico.

As semelhanças com o país homônimo da América do Sul, no entanto, limitavam-se ao nome, que, no caso da nossa ilha, aparentemente derivava do gaélico “u’ Breailil”, indicando os descendentes do clã irlandês do Breasal. Ou, mais provavelmente, tal denominação estava associada à densa vegetação insular, caracterizada pelas altas árvores de pernambuco, chamadas “brasilwoods” em inglês.

Hy Brasil: A ilha mítica no oeste da Irlanda
Brasil mostrada em um mapa da Irlanda de Abraham Ortelius (1572)

A palavra “aparentemente” é crucial aqui, pois, embora considerada uma certeza desde a Idade Média, a existência de Hy Brasil foi relegada ao domínio mítico na era vitoriana. Sua presença nos mapas geográficos desapareceu com a mesma rapidez com que surgiu, em 1325, quando foi introduzida por Angelino Dulcert, um renomado cartógrafo de Palma de Maiorca. Ao longo dos séculos, a lendária ilha foi retratada como um pequeno território circular, cortado diametralmente por um rio.

Um suposto desembarque na ilha foi registrado pelo capitão escocês John Nisbet em 1674. Ele enviou quatro membros de sua tripulação para explorar o continente próximo. Esses homens alegaram ter recebido presentes de metais preciosos, alimentando a reputação inadequada da ilha. Rodeada por frequentes névoas que dificultavam a observação, a ilha foi envolta em mistério, dando origem a especulações sobre uma possível civilização avançada e benevolente. Alguns chegaram até a associá-la à lendária Atlântida perdida.

Hy Brasil: A ilha mítica no oeste da Irlanda
Atlas catalão de 1375

Como é bem conhecido, os mapas geográficos e globos têm sido notoriamente imprecisos ao longo dos séculos, e o caso do Hy Brasil parece ser um exemplo dos equívocos cometidos pelos geógrafos do passado. Para corrigir o erro, o Almirantado Britânico em 1873 considerou a pequena ilha como desaparecida definitivamente dos mapas de navegação. Já em 1859, ela foi rotulada como “Ilha Brasil, muito duvidoso” no Mapa do Atlântico, pelos renomados editores James Imray & Son.

A persistência do mito do Hy Brasil pode talvez ser atribuída à natureza da costa irlandesa, caracterizada por rochas que emergem abruptamente da água, uma geologia que poderia ter iludido os marinheiros, fazendo-os acreditar que realmente haviam encontrado uma ilha. Além disso, a ilha pode ter sido associada ao mundo indescritível dos mortos, um tema valorizado pelas tradições celtas. Se estas são as explicações mais plausíveis, um episódio recente ainda é desconcertante por suas estranhas coincidências.

Hy Brasil: A ilha mítica no oeste da Irlanda
Mapa de Piri Reis da Europa e do Mar Mediterrâneo a partir de 1513

Há uma história intrigante associada a um suposto avistamento de OVNIs que ocorreu há anos na Grã-Bretanha, envolvendo dois soldados americanos. Durante esse avistamento, uma das testemunhas afirmou receber telepaticamente uma mensagem binária. Quando decodificada por um especialista, essa mensagem revelou coordenadas precisas que, de forma surpreendente, coincidiam com aquelas associadas à lendária ilha de Hy Brasil. Essas coincidências fortuitas continuam a alimentar o mistério em torno da pequena ilha, apesar de seu desaparecimento dos mapas e da ausência de qualquer detecção por satélites.

Hy Brasil: A ilha mítica no oeste da Irlanda
Mapa da Europa a partir de 1570
Hy Brasil: A ilha mítica no oeste da Irlanda
Mapa de Abraham Ortelius da Europa a partir de 1595
Hy Brasil: A ilha mítica no oeste da Irlanda
Mapa de Gerardus Mercator de 1595

Fonte: 1

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário