Lugares Coisas & Cultura

Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo

O Parque Coppelia, situado em Havana, Cuba, é reconhecido como a maior sorveteria do mundo. Construído em 1966, possui um amplo pavilhão com dois andares, inspirado na arquitetura da icônica Catedral de Brasília.

Localizado em Havana, Cuba, o Parque Coppelia é reconhecido como a maior sorveteria do mundo, apelidada de ‘Catedral do Sorvete’. Empregando mais de 400 pessoas, a sorveteria atende cerca de 35 mil clientes diariamente, servindo 16.000 litros de sorvetes – e até 600 pessoas simultaneamente. Este ‘parque do povo’ ocupa um quarteirão inteiro na diagonal em frente ao Hotel Habana Libre no antigo bairro de Vedado, sendo dividido em quatro partes ao ar livre.

Construído em 1966, o Parque Coppelia consiste em um pavilhão abobadado de dois andares, inspirado na icônica Catedral de Brasília de Oscar Niemeyer. Do lado de fora, filas se formam diariamente para degustar os sorvetes. Seu amplo espaço inclui um exuberante parque com centenas de mesas, capazes de acomodar até 1.000 pessoas desfrutando das guloseimas geladas.

Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo
Crédito da foto

A história conta que Fidel Castro ordenou a construção do Parque Coppelia logo após o sucesso da revolução comunista. Após provar 28 tipos de sorvete do produtor americano Howard Johnson’s, decidiu criar algo maior, melhor e acessível a todos.

Essa ideia tornou-se um sucesso, oferecendo sorvetes subsidiados a milhares de pessoas até hoje. “Antes da revolução, o povo cubano adorava o sorvete Howard Johnson”, disse Fidel Castro a um jornalista visitante logo após a inauguração do Parque Coppelia. “Esta é a nossa maneira de mostrar que podemos fazer tudo melhor do que os americanos.

Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo
Crédito da foto

Em seu auge, o Coppelia Park oferecia dezenas de sabores diferentes, 26 dos quais eram muito populares. No entanto, com a queda do bloco soviético, a economia cubana enfrentou dificuldades, afetando até a ‘catedral do gelado’. Com as cadeias de abastecimento interrompidas, Cuba enfrentou um dilema entre manteiga e sorvete, optando pela última e reduzindo as rações de manteiga.

Ainda assim, mesmo com menos sabores, o Parque Coppelia continuou a oferecer sorvete subsidiado, mantendo sua popularidade como destino para comemorações de aniversários, encontros românticos e uma atração turística em Havana. Ainda hoje, por cerca de 5 pesos cubanos (¢20), uma visita ao Parque Coppelia é um verdadeiro deleite.

Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo
Crédito da foto: Christopher P Baker
Crédito da imagem
Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo
Crédito da foto
Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo
Crédito da foto
Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo
Em dias quentes, moradores de Havana esperam uma hora ou mais por uma tigela de sorvete no Parque Coppelia | Crédito da foto: Christopher P. Baker
Parque Coppelia: A maior sorveteria do mundo
Crédito da foto: Christopher P. Baker

Fonte: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Botafumeiro: o turíbulo mais famoso do planeta

Soleura, a cidade suíça obcecada pelo número onze

Ani, a cidade fantasma das mil e uma igrejas

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário