Em 2007, o Departamento de Água e Energia de Los Angeles (DWP) nos Estados Unidos detectou altos índices de bromato, uma substância cancerígena que se forma quando o brometo e cloro reagem com a luz solar, no reservatório “Ivanhoe Reservoir”, em Los Angeles, Califórnia. O brometo está naturalmente presente na água subterrânea e o cloro é colocado na água para matar bactérias, mas a luz solar acaba sendo o ingrediente para que a mistura final seja potencialmente prejudicial.

ivanhoe-resorvoir-2

O reservatório tem 102 anos e usa 10 hectares para armazenar 58 milhões de litros de água que atendem cerca de 600 mil moradores do centro e sul da cidade de Los Angeles e está junto a outro grande reservatório “Silver Lake Reservoir”. Quando o DWP percebeu o problema, eles começaram a construção de um novo reservatório subterrâneo em Griffith Park, mas enquanto a nova instalação estava sendo construída, eles tinham que manter a luz solar longe da água nos reservatórios.

ivanhoe-resorvoir-3

A possibilidade de usar lonas foi estudada, mas tinha um custo elevado e cobertura metálica ia demorar muito tempo para ser instaladas. Assim, um dos biólogos do DWP, Brian White, sugeriu as “bird ball”, bolas de plástico comumente utilizado pelos aeroportos para evitar que as aves se concentrem em áreas alagadas ao lado das pistas. As bolas são feitas de polietileno e custa apenas 40 centavos de dólar cada. O revestimento das bolas contém carbono e é de cor escura, sendo a única cor forte o suficiente para desviar os raios ultravioletas. As bolas são ambientalmente seguras e aprovadas pela NSF Internacional, uma organização sem fins lucrativos.

Então, 400.000 dessas bolas foram jogadas no reservatório em junho de 2008, onde permaneceriam os próximos quatro a cinco anos até que o novo reservatório subterrâneo estivesse concluído.

ivanhoe-resorvoir-4

ivanhoe-resorvoir-5

ivanhoe-resorvoir-1

ivanhoe-resorvoir-6

ivanhoe-resorvoir-7

Ivanhoe e Silver Lake Reservoir, reservatórios de água em Los Angeles

Ivanhoe e Silver Lake Reservoir, reservatórios de água em Los Angeles

Fonte: Los Angeles Times

Visualização: 892 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Faça um comentário

Seu email não será publicado