Highland Cattle, a vaca peluda da Escócia

Postado por

A raça de vacas peludas Highland Cattle (que significa gado de montanha) são originárias das remotas Terras Altas (zona montanhosa ao norte da Escócia) e ilhas escocesas, sendo uma das raças de bovinos mais antigas que se conhece. As condições extremamente duras, com chuvas fortes e ventos congelantes criaram um processo de seleção natural, onde somente os bovinos com pelagem especial conseguem sobreviver. No verão, esses animais adaptáveis perdem sua pesada pelagem externa e quando o tempo volta a ficar frio e úmido, eles criam uma nova camada de pelo que pode chegar até 30 centímetros de comprimento.

Originalmente, as que pastavam nas Terras Altas eram maiores e de pelagem vermelha, já as que habitavam as ilhas da costa oeste eram menores e geralmente pretas. Atualmente existem vacas escocesas de várias cores, vermelho, preto, amarelo, marrom claro e esbranquiçada são consideradas apenas uma raça.

Sua habilidade em busca de alimentos, permitiram a sobrevivência em montanhas íngremes, onde pastam e comem plantas que muitos outros bovinos evitam. Essa raça podem cavar com seus chifres longos através da neve para encontrar plantas enterradas. Evidências arqueológicas da raça Highland remontam ao século 6, com registros escritos existentes a partir do século 12 e esses bovinos têm uma longa história de vida com os humanos. Na antiguidade, os escoceses mantinham as vacas dentro de suas casas durante o inverno.

A pelagem dupla (camada externa grossa longa e camada interna lanosa e macia) é uma das diferenças mais notáveis entre as Highlands e outras raças. Devido à pelagem dupla, esta raça não precisa de uma pesada camada de gordura subcutânea para o isolamento. Isso permite que este animal, mesmo criado com forragem de baixa qualidade, produz carne magra, com baixo teor de gordura e alta qualidade.

Bovinos Highland também são encontrados na Austrália, Áustria, Canadá, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Nova Zelândia, Noruega, Suécia, Suíça e Estados Unidos. Independentemente de onde eles estão localizados hoje, estes animais podem traçar sua ascendência para a Escócia. Importações de animais, embriões e sêmen escoceses, pelos EUA e Canadá têm servido para garantir a continuação da raça na América do Norte.

As Fluffy Cows (vacas fofas) são o cruzamento das Highland Cattle com outras raças, criadas especialmente para feiras e eventos bovinos. “Os “Show Calves” são feiras de exibição, concursos  e vendas de bovinos de alta qualidade, onde os proprietários se esforçam para que seu gado tenham a melhor aparência possível. Alimentação especial, banho com loções, alisamento com sete escovas de diferentes cerdas e espessuras, rodo especial para retirar o excesso de água e ventilares para manter um fluxo constante de ar através do pelo do animal, são alguns dos produtos, ferramentas e técnicas utilizadas, para que o gado tenha essa aparência fofa e quadrada e o resultado é considerado uma forma de arte entre os entusiastas de gado.

As Fluffy Cows

Fontes: 1 2 3

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 4765 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll Up ©2020 OceanSite - Desenvolvimento de sites e aplicativos