O Havaí é famoso no mundo inteiro pela beleza de suas praias e por ser um local adorado por 100 entre 100 surfistas no mundo. Mas, além de beleza, a ilha americana também abriga praias exóticas. Uma dessas praias é a Papakolea Beach, conhecida como Green Sand Beach (praia de areia verde) ou Mahana Beach. Praia essa localizada perto de South Point (Ka Lae) no distrito de Ka’u. Ela é uma das cinco praias de areia verde do mundo, sendo as outras nas Ilhas Galápagos conhecidas como Talofofo Beach, Guam e Punta Cormorant na Ilha Floreana e Hornindalsvatnet na Noruega.

A coloração da areia é resultado da surpreendente erosão, com as ondas do oceano batendo e corroendo as encostas de um cone de cinzas vulcânica de Pu’u Mahana, um vulcão de 49 mil anos de idade no sudoeste de Mauna Loa. A cor incomum de areia verde provém da olivina, uma pedra semipreciosa, também conhecida como “Diamante Havaiano”, polida ao longo do tempo pela ação das ondas e é encontrado principalmente no famoso vulcão Diamond Head, na ilha de Oahu.

papakolea-beach_001

Os cristais de olivina, um silicato contendo ferro e magnésio, se formam em abundância quando a lava vulcânica quente se esfria, e, posteriormente, são levados em fragmentos para dentro do oceano. Como o vulcão está frequentemente em erosão, a areia está sempre verde. A olivina é uma componente mineral comum de lavas havaianas e um dos primeiros cristais que se formam quando o magma arrefece.

A Olivina é mais densa e mais resistente do que outros cristais de areia e, portanto, tende a se acumular na praia ao passo que a areia vulcânica normal é arrastada para o mar. Embora, de qualquer maneira, esses cristais, eventualmente, ser lavada, a erosão constante do cone de cinzas garante um fornecimento regular de areia. No entanto, isso vai acabar um dia, no futuro próximo, e a praia voltar a ter a areia comum, como qualquer outra.

ffff

A olivina provem da erosão destas rochas

papakolea-beach_000

papakolea-beach_002

papakolea-beach_004

papakolea-beach_003

papakolea-beach_005

papakolea-beach_006

papakolea-beach_008

Fontes: 1 2

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 568 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Faça um comentário

Seu email não será publicado