Casas

Crazy House, a casa de contos de fadas

Crazy House, a casa de contos de fadas

Dang Viet Nga

Quando uma pessoa tem um sonho, muitas vezes, a única maneira de obter qualquer paz de espírito é ir atrás dele – não importa o que os outros possam pensar. Assim foi com a arquiteta vietnamita Dang Viet Nga. Seu sonho era criar uma casa como nenhuma outra no mundo e contra todas as probabilidades, ela conseguiu.

A Crazy House como é internacionalmente conhecido, começou com o nome de casa de hóspedes Hang Nga. Situada na cidade de Da Lat, em Lam Dong, Vietnã, a casa começou a ser construída como um projeto pessoal, algo que simplesmente tinha que ser feito. Ela não foi projetada para ser um hotel ou uma atração turística. Depois de concluída, o seu verdadeiro potencial tornou-se evidente.

A cidade em si já foi projetada como um spa turístico e como a casa tinha custado muito dinheiro e mais ainda para mantê-la, sua criadora decidiu abri-la ao público. Não é um lugar fácil de descrever e a maior inspiração para fazer a casa veio de contos de fadas e isso está evidente em todos dos cantos dela. Num lugar se parece com uma árvore gigante, em outro algo tirado de Tolkien ou Disney, com uma pitada dos artistas Gaudi e Dali jogado aqui e ali. Formas naturais abundam por toda a casa, na maioria das vezes sob a forma animal, como girafa, urso, teia de aranha.

crazy-house02

Embora a criadora, Dang Viet Nga não tenha feito nenhum esquema de como será a casa quando estiver concluída, ela simplesmente vai desenhando sua visão do lugar e os artesãos locais contratados vão construindo e portanto, o lugar não tem data para terminar. A grande “árvore” no centro da casa é inspirada numa grande figueira local, que cresce em cima de uma rocha e suas raízes envolvendo-a lentamente. Para espelhar o caos da natureza, as janelas também são desiguais e existem poucos ângulos retos na estrutura.

O governo local foi contra a construção por muitos anos, preocupados com a segurança de sua estrutura, para não mencionar a estética. A cidade de Da Lat é conhecida pelas suas moradias e boulevard elegantes em estilo francês. A Crazy House não se encaixa na ideia de um lugar elegante, feita para atrair turistas ricos. No entanto, a arquiteta conseguiu com que as autoridades deixassem prosseguir com seu projeto. A casa tem dez ambientes temáticos, com cada um tendo um animal como tema. Tigre, canguru, urso, águia são alguns exemplos e Nga, imaginou como uma homenagem às várias nacionalidades dos turistas que ali ficam hospedadas. O ambiente que o tema é a águia, representa os americanos e que Nga descreve como “grande e forte”. Há também a sala das formigas, para a própria nacionalidade da arquiteta, retratando as características de trabalho duro dos vietnamitas. Custa em torno de 30 doláres por pessoa o pernoite no local. A arquiteta Dang Viet Nga, foi muitas vezes chamada de “a mulher louca de Da Lat”, mas vendo com a casa ficou mundialmente famosa, trazendo milhares de turistas por ano a cidade, talvez ela não seja tão louca assim.

crazy-house25a

crazy-house26

crazy-house26a

crazy-house27

crazy-house28

crazy-house28a

crazy-house29

crazy-house31

crazy-house32

crazy-house32a

crazy-house33

crazy-house34

crazy-house00-capa

crazy-house01

crazy-house02a

crazy-house03a

crazy-house04

crazy-house05

crazy-house06

crazy-house07

crazy-house07a

crazy-house08

crazy-house09

crazy-house10

crazy-house12

crazy-house13

crazy-house14

crazy-house14a

crazy-house15

crazy-house16

crazy-house19a-1024x768

crazy-house20

crazy-house24

crazy-house24a

crazy-house25

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 390 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Casas

Me chamo Julio Cesar, e moro no litoral de Santa Catarina. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, que tem como objetivo descrever lugares curiosos, estranhos ou inóspitos, bem como lendas, eventos inusitados pelo mundo afora.

Veja mais em Casas

Casa das Lápides, a casa inusitada da Virgínia

Magnus Mundi2 de julho de 2018

O ninho de Quetzalcoatl no México

Magnus Mundi23 de junho de 2018

Makhunik, a antiga aldeia dos anões

Magnus Mundi18 de maio de 2018

Seaweed House, as casas de algas da Ilha de Læsø

Magnus Mundi10 de fevereiro de 2018

Coconut Palace, o Palácio de Coco em Manila

Magnus Mundi5 de fevereiro de 2018

A casa da abóbora de Kenova

Magnus Mundi31 de outubro de 2017

Kandovan, uma troglodita vila iraniana

Magnus Mundi21 de agosto de 2017

Equihen Plage, a vila dos barcos virados

Magnus Mundi18 de abril de 2017

Adolf Hitler e a casa onde nasceu

Magnus Mundi24 de janeiro de 2017