O “Cadillac Ranch” (Fazenda do Cadillac) é uma escultura localizada próxima da famosa Rota 66, em Amarillo, no Texas, Estados Unidos. Foi criada em 1974, por Chip Lord, Hudson Marquez e Doug Michels, hippies que foram membros do grupo de arte “Ant Farm” e financiado pelo bilionário Stanley Marsh 3. A escultura é constituída de dez modelos de automóveis da marca Cadillac.

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Os modelos representam a evolução do automóvel desde 1949 até 1963. São os seguintes: 1949 – Cadillac Club Coupe / 1950 – Cadillac Series 62 Sedan / 1954 – Cadillac Coupe de Ville / 1956 – Cadillac Series 62 Sedan / 1957 – Cadillac Sedan / 1958 – Cadillac Sedan / 1959 – Cadillac Coupe / 1960 – Cadillac Sedan (Flat top) / 1962 – Cadillac 4 Window Sedan / 1963 – Cadillac Sedan.

O bilionário queria um monumento que virasse uma arte pública, e o trio de hippies deram a ideia de homenagear à evolução da barbatana caudal do Cadillac.  Então os 10 modelos de Cadillac escolhidos foram levados para o terreno de Stanley Marsh 3 e semi enterrado com o nariz para baixo e supostamente no mesmo ângulo da Grande Pirâmide de Gizé, no Egito.

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Quando o Cadillac Ranch foi instalado em 1974, as pessoas paravam ao longo da rodovia, para verem os carros e arrancavam pedaços deles como lembranças. Hoje, os Cadillacs são apenas carcaças a céu aberto e o grafite virou cor permanente. Uma homenagem ao Cadillac Ranch foi feita no filme de animação “Carros”, e também apareceu em vários vídeos de música. Sem falar, que foi destaque em músicas de vários artistas, incluindo John Stewart e Bruce Springsteen.

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

No decorrer do tempo, os cadillacs eram periodicamente repintado em diversas cores. Numa época, foram pintados na cor branca para as filmagens de um comercial de televisão.  Numa outra ocasião, na cor rosa em homenagem ao aniversário de Wendy, esposa de Stanley e em outra vez, na cor  preta para marcar a passagem do artista Ant Farm, Doug Michels. As pinturas eram feitas para durarem apenas 24 horas, depois a cor original aparecia, isso antes do grafite prevalecer de vez.

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Foto tirada em 1975, com os carros ainda na cor original

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Foto de 1978

Cadillac Ranch: A fazenda dos Cadillacs

Site oficial: Cadillac Ranch

“Verba volant, scripta manent” (As palavras voam, os escritos permanecem)

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 863 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

3 Respostas

Faça um comentário

Seu email não será publicado