Lugares

Formações de erupções vulcânicas

Chamas azuis de ácido sulfúrico. Foto: Martin Rietze

Quando a natureza demonstra a sua força, as criações que nascem da brutalidade dos vulcões deixam rastros memoráveis e singulares. A BBC listou catorze formações que as erupções vulcânicas desencadeiam. Saiba a origem dessas esculturas.

Chamas azuis de ácido sulfúrico

No topo do vulcão Kawah Ijen, a leste da ilha de Java, na Indonésia, a caldeira com 200 metros de profundidade está preenchida por um lago de ácido sulfúrico. Quando a lava escorre pelas encostas do vulcão, é composto com gases sulfúrico a temperaturas muito altas. Assim que esses gases entram em contato com o oxigênio, passam a arder com um azul vivo.

Chamas azuis de ácido sulfúrico. Foto: Martin Rietze
Chamas azuis de ácido sulfúrico. Foto: Martin Rietze

Colinas de lama

Os vulcões de lama existem em lugares localizados sobre bolsas de gás no interior da Terra. Ao encontrar locais fragilizados da litosfera, os gases escapam para a superfície e formam borbulhantes vulcões na lama. Estes complexos podem medir 700 metros de altura e alongar-se por 10 quilômetros. O conteúdo destes vulcões é frio, mas continua a ser perigoso: quando consegue escapar, os gases podem provocar asfixia e desencadear a criação de rios de lama que escorrem a alta velocidade.

Vulcões de lama
Vulcões de lama

Colunas de basalto

No meio do caótico fenômeno que é a erupção de um vulcão, podem formar-se colunas regulares de composição basáltica. O magma é composto por rocha fundida, conferindo-lhe plasticidade. Quando chega à superfície, passa a designar-se lava e começa a arrefecer. Durante o processo de diminuição da temperatura, os materiais contraem-se e quebram. Essas fendas começam a aparecer na superfície da lava, mas acabam por propagar-se ao longo de todo o rio, formando as colunas.

Colunas de basalto
Colunas de basalto

Cones de Escória

Durante uma erupção, alguns gases armazenados no interior das câmaras subterrâneas pode procurar expandir-se em todas as direções. Mas as únicas formas de conseguirem libertar-se é para cima e fora através das chaminés dos vulcões. A força dos gases fazem com que a escória, que é basalto de baixa densidade, se ejete na vertical para criar uma fonte de lava. Como podem atingir os 500 metros de altura, estas fontes arrefecem e chegam ao solo sob a forma de cinza.

Cones de cinza
Cones de cinza do campo vulcânico de Raton-Clayton, em Novo México, EUA

Túneis de lava

Estas criações vulcânicas são produzidas durante as erupções. A lava corre em canais distintos, mas à medida que a sua superfície arrefece e solidifica, forma túneis que conduzem a lava mais recente.

Tubos de Lava
Tubos de Lava

Campos hidrotermais

Campos hidro termais do vulcão Dallol, na Etiópia
Campos hidro termais do vulcão Dallol, na Etiópia

São fontes termais e geisers com depósitos de sal de cores vivas. No vulcão Dallol, na Etiópia, estes campos são formados pelo magma quando este empurra o sal por quilômetros. Depois, a água atingida pela rocha em estado fundido, transporta o sal até à superfície. O calor etíope rapidamente faz evaporar a água e conserva apenas o sal.

Bombas vulcânicas

Durante a erupção, os vulcões podem ejetar grandes globos de lava que começam a arrefecer e solidificar antes de regressar ao solo. Durante a longa viagem pelo céu, as “bombas vulcânicas” são esculpidas com formas aerodinâmicas. E podem medir pequenos centímetros ou até seis metros de diâmetros.

Bomba vulcânica
Bomba vulcânica

Domos de lava

Se não houver gás ou pressão suficiente para produzir uma explosão, a lava viscosa acumula-se na boca da chaminé vulcânica e cria um domo de lava, normalmente íngreme e espesso.

volcano07
Domos de lava

Lagos de lava

Durante uma erupção, a lava pode preencher parcialmente a cratera e formar um lago de lava. Normalmente, estes lagos solidificam parcial ou totalmente, sendo que raramente permanecem no estado semi líquido.

Lagos de Lava
Lagos de Lava – Nyiragongo Crater, Congo – África

Rios de fogo

A erupção de um vulcão conduz a lava a escapar ao longo de respiradouros e de fissuras. Este é um fenômeno perigoso, embora a lava corra lentamente e permita que as pessoas em redor da área consigam escapar. No entanto, a velocidade da lava depende da sua viscosidade.

Rios de lava
Rios de lava

Caldeiras

Não são mais que crateras vulcânicas de grandes dimensões. São causadas durante as erupções explosivas ou pelo colapso da superfície rochosa para o interior de uma câmara magmática.

Caldeira
Caldeira

Almofadas de Lava

“Pillow Lavas” ou “almofadas de lava”, numa tradução literal. São formações esféricas de lava solidificada que podem assumir diversos tamanhos. A superfície da lava quente, ao entrar em contato com a água, forma uma película de textura vitral. A pressão da lava no interior dessa película faz com que esta quebre e se expanda. Desta maneira, a lava ainda incandescente escapa e forma novas “almofadas”

Pillow Lava
Pillow Lava

Plataformas de pedra-pomes

São comuns em erupções vulcânicas submarinas. A lava arrefece depressa e não permite que os gases escapem da rocha. Por isso, ela ganha um aspecto poroso e torna-se muito leve, flutuando na água.

Enorme aglomerado de rocha vulcânica flutuando no mar na costa de Nova Zelândia, em agosto de 2012
Enorme aglomerado de rocha vulcânica flutuando no mar na costa de Nova Zelândia, em agosto de 2012

Fonte: 1

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário