Coisas & Cultura

Relógio Astronômico de Praga, uma obra-prima da engenharia medieval

O Orloj (Relógio Astronômico de Praga) é um relógio astronômico medieval, uma atração marcante na cidade velha de Praga, na República Checa. Situado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha, é um ícone turístico popular. Composto por três elementos principais, o Orloj é uma verdadeira maravilha: o mostrador astronômico exibe a posição do Sol, Lua e detalhes celestes; a “Caminhada dos Apóstolos” é um espetáculo mecânico com figuras dos apóstolos e outras esculturas em movimento a cada troca de hora; e um mostrador-calendário apresenta os meses ou zodíacos, conforme alguns textos.

Relógio Astronômico de Praga, uma obra-prima da engenharia medieval

História

Sua parte mais antiga, o relógio mecânico e o mostrador astronômico, foi criada por Mikulas de Kadan e Jan Sindel em 1410. Este é o terceiro relógio do tipo, sendo o primeiro construído em Pádua, em 1334. Posteriormente, por volta de 1490, o mostrador do calendário foi adicionado e a fachada decorada com esculturas góticas.

O mestre-relojoeiro Jan Táborský realizou reparos no Orloj em 1552, erroneamente atribuindo a construção a Jan Huze, corrigido mais tarde no século XX. Ao longo dos séculos, o Orloj enfrentou várias interrupções e reparos após 1552, com adições de estátuas móveis no século XVII e dos apóstolos entre 1865 e 1866.

Relógio Astronômico de Praga, uma obra-prima da engenharia medieval

Durante os últimos dias da Segunda Guerra Mundial, o Orloj sofreu danos severos quando o prédio da prefeitura foi alvejado por artilharia alemã, resultando na queima da área, das esculturas de madeira e da face do calendário artístico de Josef Manes. Após extensiva pesquisa, a máquina original foi restaurada e o relógio voltou a funcionar em 1948.

Há lendas pouco realistas sobre sua construção, incluindo a crença errônea de que foi feito em 1490 por Hanus e seu assistente Jakub Čech, além de outra história fictícia que envolve o cegamento do mestre-relojoeiro para evitar a criação de um relógio similar.

Relógio Astronômico de Praga, uma obra-prima da engenharia medieval

Mostrador astronômico

O mostrador astronômico é uma representação mecânica do astrolábio, um instrumento essencial na Astronomia medieval. É, de certa forma, um planetário primitivo, oferecendo uma visão do estado atual do Universo. Seu fundo retrata a Terra (com Praga em seu centro) e o céu, com quatro componentes principais móveis: o anel zodiacal, envolvendo a representação do planeta, um anel externo rotativo, um ícone solar e outro lunar.

Letras douradas dispostas no anel preto, na extremidade do relógio, indicam o Tempo Antigo Checo através de símbolos conhecidos como numeral Schwabacher. É uma representação complexa e fascinante do cosmos, encapsulando tanto o conhecimento astronômico quanto a história cultural.

O fundo estático do Orloj retrata a Terra e a visão local do céu. O azul central representa nossa Terra, enquanto o azul mais elevado representa o céu acima do horizonte. Já as áreas vermelhas e pretas simbolizam o céu abaixo do horizonte. Durante o dia, o sol percorre o céu azul; ao amanhecer e ao anoitecer, ele atravessa as áreas avermelhadas. A parte vermelha a oeste representa a aurora, enquanto a parte leste simboliza o crepúsculo. Essas mesmas representações se aplicam à localização da lua.

Relógio Astronômico de Praga, uma obra-prima da engenharia medieval

Os números romanos dourados na borda externa do círculo azul indicam as 24 horas do dia, mostrando o horário local de Praga (fuso horário centro-europeu). Linhas curvas douradas, dividindo o azul do mostrador em doze partes, representam os “horários desiguais”. Estes marcadores correspondem a frações do tempo entre o nascer e o pôr do sol, variando conforme o aumento ou a redução do período de luz solar ao longo do ano. Esses detalhes meticulosos revelam uma representação intrincada e precisa das mudanças celestiais e do tempo local.

Na área interna do anel preto mais externo, encontra-se um anel móvel que representa os signos do zodíaco, acompanhando o movimento das estrelas. Uma pequena estrela dourada indica o equinócio de verão (equivalente ao equinócio de inverno no hemisfério sul), permitindo a leitura do horário estelar na escala marcada com números romanos. Esses elementos proporcionam uma representação dinâmica e detalhada do movimento das estrelas e dos períodos celestiais ao longo do ano.

Relógio Astronômico de Praga, uma obra-prima da engenharia medieval

Leia também:

Castelo Houska, o portão do inferno

Ponte Vecchio, a ponte medieval ocupada por lojas em Florença

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário