Lugares

A árvore de Natal do Monte Ingino

Todos os anos na época do Natal, a pequena cidade de Gubbio, na região de Úmbria, no norte da Itália, acende uma imensa árvore de Natal, nas encostas do Monte Ingino, que fica adjacente a cidade. A “árvore” não é uma árvore real, mas sim uma simulação em luzes da forma de uma árvore de Natal. A Árvore de Natal do Monte Ingino também chamada Árvore de Natal Gubbio, foi considerada em 1991 pelo Guinness Book of Records como a “A maior árvore de Natal do mundo” .

A árvore tem 750 metros de altura e 450 metros de largura em sua base e consiste em 1000 luzes multicoloridas e 8,5 quilômetros de cabos elétricos. Uma estrela cadente no topo da colina cobre uma área de mil metros quadrados e é composta de 250 luzes. A iluminação pode ser vista até 50 quilômetros de distância. Esta tradição começou quando os moradores de Gubbio decidiram celebrar o Natal de uma maneira diferente e em 1981, a primeira árvore na encosta foi iluminada.

A árvore de Natal do Monte Ingino
Crédito da foto

Desde então, na véspera da Festa da Imaculada Conceição, no dia sete de dezembro, a árvore é acesa e permanece assim até sete de janeiro. Na cerimônia de acendimento de 2011, a árvore foi acesa pelo Papa Bento XVI, direto do Vaticano usando um tablet e em 2014 foi a vez do Papa Francisco acender a árvore. Já em 2017, a árvore foi acesa no espaço pelo astronauta italiano Paolo Nespoli, que desde julho está em órbita da Terra, na Estação Espacial Internacional, e a decoração foi dedicada à ciência e aos avanços tecnológicos.

A árvore de Natal do Monte Ingino
Crédito da foto

Como toda a parte elétrica da imensa árvore fica permanente no Monte Ingino, três meses antes do acendimento, um comitê especial de voluntários verifica todos os pontos de luzes e os milhares de metros de cabos e desde 2010, uma grande parte da energia necessária para iluminar a árvore é fornecida por células solares. A árvore é vista pela comunidade como a glorificação de seu santo padroeiro, Santo Ubaldo, bispo de Gubbio no século 12 e seus restos mortais estão enterrados na basílica de Santo Ubaldo no topo da colina.

A árvore de Natal do Monte Ingino
Crédito da foto

Uma campanha chamada “ADOTE UMA LUZ” é feita para cobrir os custos da energia consumida durante o mês pela árvore, onde as pessoas por um site doam uma quantia simbólica de 10 euros e tem direito a escolher um ponto de luz e colocar seu nome, de algum ente querido ou mesmo uma pequena mensagem.

A árvore de Natal do Monte Ingino
Crédito da foto
A árvore de Natal do Monte Ingino
Crédito da foto
A árvore de Natal do Monte Ingino
Crédito da foto
A árvore de Natal do Monte Ingino
Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

Leia também:

Ilha Hashima, a ilha fantasma do Japão

Cones de Ürgüp, as Chaminés de Fadas da Turquia

Ilha de Ormuz, a ilha arco-íris

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário