Amezaiku é uma arte feita com açúcar, sendo muito popular na China e também no Japão. Muitas vezes sendo feitas na rua em frente ao cliente, o artista usa apenas açúcar líquido quente para criar figuras tridimensionais. Geralmente é usado açúcar mascavo ou branco como matéria-prima. Para fazer o açúcar líquido, a pessoa cozinha o açúcar sólido em uma panela e, em seguida, verte com uma colher pequena sobre uma superfície plana, geralmente mármore ou metal. O açúcar líquido cai na forma de um fio fino sobre a superfície plana. O contorno é produzido com um fluxo relativamente espesso de açúcar. Quando concluída, colocam uma vara fina de bambu para dar suporte a figura.

paint-sugar03

Figurinhas de açúcar começou a se desenvolver na China, durante a Dinastia Ming. Sua importância foi tão grande que o doce em forma de plantas e animais eram usados como sacrifícios aos deuses. A fim de dominar a técnica da pintura com açúcar, o artista teve que treinar por muito tempo sobre um papel e só depois de dominar os segredos da arte, ele trabalhava com o xarope.

Faziam isso, porque o açúcar endurecia rapidamente e qualquer vacilo do artista, estragaria a pintura. Muitos chineses fazem e vendem as pinturas nas ruas da China. O preço é em torno de meio dólar e as figuras mais feitas são o dragão e fênix. Atualmente a pintura com açúcar chinesa está na lista do patrimônio cultural da UNESCO. No Japão essa arte é conhecida como ‘amezaiku‘ e praticada a mais de 1.000 anos. Em Tóquio há várias lojas especializadas em doces esculpidos com açúcar quente, e muitas delas, os artistas fazem os doces em frente aos clientes.

paint-sugar02

paint-sugar06

paint-sugar05

paint-sugar01

paint-sugar07

paint-sugar08

paint-sugar09

paint-sugar10

paint-sugar11

Faça nosso trabalho valer a pena! O seu comentário é o que nos move.

Postagens por esse mundo afora

Visualização desde 2014: 1042 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

2 Respostas

Faça um comentário

Seu email não será publicado