Coisas & Cultura

Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos

O Rio de Janeiro ganhou em novembro de 2018, uma estátua que representa “Jesus sem-teto”, um sem-teto deitado em um banco de praça com um cobertor fino sobre o corpo, do artista canadense Timothy Schmalz doado a Arquidiocese do Rio de Janeiro e ficará exposta na praça em frente à Catedral de São Sebastião, em alusão aos mais de 4,6 mil pessoas em situação de rua da capital fluminense, a imagem lembrará o Dia Mundial dos Pobres, dia 18 de novembro.

Desde 2013, o escultor canadense vem colocando a mesma estátua que retrata Jesus como um vagabundo dormindo sob um cobertor em um banco em cidades de todo o mundo. A estátua de bronze em tamanho natural parece ser anônima com o rosto e as mãos escondidos sob um cobertor, mas as feridas abertas em seus pés revelam que a pessoa ali representada é Jesus Cristo.

Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos
Estátua Jesus sem-teto instalada no Rio de Janeiro | Crédito da foto

Surpreendentemente, a estátua colocada na frente de muitas igrejas, geraram polêmica. Foi assim com uma delas instalada na Igreja Episcopal de St. Alban, no meio de um bairro chique em Davidson, na Carolina do Norte, onde uma mulher ligou para a polícia, dizendo que havia um vagabundo dormindo em frente a igreja.

Ela confundiu a estátua com um mendigo de verdade. Outro escreveu uma carta se queixando da mesma ao editor de um jornal local, dizendo que a mesma o assustava-o. Muitos acharam que isso era um insulto ao filho de Deus. Algumas igrejas até se recusaram a ter a escultura instalada na frente de suas instituições.

Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos
Detalhe das feridas nos pés da estátua do Rio de Janeiro | Crédito da foto

O reverendo David Buck, da Igreja Episcopal de St. Alban, acha que a escultura dá autenticidade à sua igreja. “Esta é uma igreja relativamente rica, para ser honesto, e precisamos nos lembrar de que nossa fé se expressa na preocupação ativa com os marginalizados da sociedade.”, diz ele.

Acreditamos que esse era o tipo de vida que Jesus teve“, “Ele era, em essência, um sem-teto“, Buck completou. A estátua de Jesus sem-teto custou 22 mil dólares e foi comprada em memória da paroquiana Kate McIntyre, que amava arte pública. Foi a primeira estátua “Homeless Jesus” instalada nos Estados Unidos.

Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos
O padre David Buck, ao lado da estátua na Igreja Episcopal de St. Alban, Davidson, EUA | Crédito da foto

Já o artista Timothy Schmalz, um católico devoto de St. Jacobs, Ontário, diz que a inspiração para a escultura veio de um verdadeiro sem-teto que ele via dormindo em um banco de praça em Toronto. Timothy nomeou a estátua de Mateus 25, em referência a uma citação desse evangelho – “Em verdade vos digo que o que fizeste para um dos meus irmãos e irmãs menos importantes, você fez por mim”. Para o artista, a estátua é provocativa, “Isso é essencialmente o que a escultura está lá para fazer“, diz ele. “É para desafiar às pessoas”.

Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos
Estátua de Jesus sem-teto perto de Christ Church Cathedral, Dublin, Irlanda | Crédito da foto: Fabianodp / Shutterstock.com
Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos
Réplica da escultura “Jesus sem-teto” na Igreja da Ordem Dominicana e Convento Ciudad Colonial, Santo Domingo, República Dominicana | Crédito da foto
Jesus sem-teto, a estátua polêmica dos mendigos
Em frente a Catedral de Madrid, Espanha | Crédito da foto: Kristof Lauwers / Shutterstock.com

Fontes: 1 2 3

Leia também:

A estranha lenda de Jesus Cristo no Japão

Alves dos Reis, o ardiloso falsário de Portugal

Santuário Roza Bal: O túmulo de Jesus

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário