Cidades

Júzcar, a cidade espanhola dos Smurfs

Júzcar, a cidade espanhola dos Smurfs

Júzcar é uma pequena cidade de 220 habitantes da província de Málaga, comunidade autônoma da Andaluzia, localizada no Valle del Genal, a 113 quilômetros da cidade de Málaga e a 25 quilômetros de Ronda. Esta cidade atrai milhares de viajantes de todo o mundo e se tornou uma das aldeias mais conhecidas da Espanha. Até 2011, era apenas uma pequena cidade bucólica, uma das 1.500 aldeias “pueblos blancos“, com suas casas tradicionalmente caiadas de branco, porém a partir do verão daquele ano, quando foi escolhida pela Sony Pictures como cenário para a estreia de seu filme “The Smurfs“, tornou-se a primeira e única vila oficial dos Smurfs.

Como parte de uma campanha para promover o filme, a Sony teve a ideia de pintar todas as casas da vila na cor azul. Uma equipe de 20 pintores, pintaram com o mesmo tom de azul, 175 edifícios de Júzcar, incluindo a igreja, a Câmara Municipal e todas as lápides do cemitério, utilizando 4.200 litros de tinta. Em 23 de julho, dez dias antes do filme chegar aos cinemas, a nova “Smurf Town“, sediou a estreia mundial do filme, com grande alarde.

Após o termino da promoção, a Sony voltou com os pintores a Júzcar para repintar a cidade de branco novamente, como foi combinado com os moradores anteriormente. A exposição na mídia teve um efeito tão positivo sobre a economia da aldeia, que os moradores decidiram deixa-la como estava, toda pintada de azul e a cidade começou a organizar uma série de eventos, feiras de negócios e casamentos relacionados ao alegre tema do filme. David Fernandes Tirado, o prefeito conhecido por lá, como “Papa Smurf“, organizou um referendo na cidade e 141 moradores votaram a favor e 33 contra, em deixar a cor azul que deveria ter sido temporária em permanente.

A Sony havia escolhido transformar a sonolenta Júzcar em um reino de contos de fadas azul, pelo fato da região ter uma longa tradição na colheita de cogumelo, sendo um paraíso para os micologistas e amantes da natureza, e os Smurfs são especialmente conhecidos por sua ânsia por cogumelos. Anteriormente, a aldeia recebia em media cerca de 300 turistas por ano, mas após a transformação, um número estimado de 80.000 turistas e amantes de “Los Pitufos” como são conhecidos os Smurfs em espanhol, visitaram a local nos seis meses seguintes ao lançamento do filme.

Júzcar, a cidade espanhola dos Smurfs

Como era Júzcar antes da Sony Pictures transforma-la na cidade dos Smurfs | Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 320 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo, informando o que sentiu ao ler este artigo?
  • Fascinado
  • Contente
  • Entediado
  • Indiferente
  • Decepcionado

Faça nosso trabalho valer a pena. Deixe seu comentário!

Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cidades

Me chamo Júlio César e moro em Porto Belo/SC. Sou o idealizador do site Magnus Mundi, um site sobre lugares curiosos, estranhos ou inóspitos pelo mundo afora, bem como histórias inusitadas de pessoas, lendas, eventos e outros assuntos interessantes. Feito para as pessoas que gostam de saber mais sobre um determinado assunto que é tratado superficialmente por outros sites do gênero.

Veja mais em Cidades

Cidadela de Erbil, a cidade de seis mil anos

Magnus Mundi18 de novembro de 2018

Corippo, a aldeia que se transformará em hotel

Magnus Mundi3 de outubro de 2018

Carmel, a cidade de contos de fadas

Magnus Mundi9 de setembro de 2018

Hallsands, a vila que desapareceu no mar

Magnus Mundi9 de julho de 2018

Uma cidade canadense chamada Amianto

Magnus Mundi10 de junho de 2018

Eredo de Sungbo, o maior monumento da África que nunca se ouviu falar

Magnus Mundi5 de junho de 2018

The Wall, a estrutura contra o vento de Fermont

Magnus Mundi19 de março de 2018

O cemitério no porão da igreja de New Haven Green

Magnus Mundi16 de fevereiro de 2018

Tianducheng: A falsa Paris na China

Magnus Mundi10 de fevereiro de 2018

Magnus Mundi é uma revista digital que tem seu conteúdo voltado para lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora

Copyright © 2015 · OceanSite · Desenvolvimento de website e aplicativos para mobiles

Scroll Up