Coisas & Cultura

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo

O Mapa Mundi de Fra Mauro, elaborado no século XV em Veneza, é uma obra notável de cartografia medieval, destacando detalhes geográficos, culturais e mitológicos com precisão artística e histórica.

No segundo andar do Museu Arqueológico de Veneza, na Itália, destaca-se uma sala dedicada a um mapa-múndi de proporções extraordinárias, com dimensões imponentes de 2,4m x 2,4m, superando até mesmo as medidas de uma cama king size. Conhecido como Mapa Mundi, este planisfério monumental criado entre 1457 e 1459 para o rei Afonso V de Portugal, e é inquestionavelmente o maior mapa medieval do mundo, representando um compêndio abrangente do conhecimento geográfico da época.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
Mapa de Fra Mauro no Museu Arqueológico Nacional de Veneza | foto 
Mentnafunangann no Wikimedia Commons

Criado por Fra Mauro, um monge da ordem camaldulense que residia na pequena ilha veneziana de San Michele, o Mapa Mundi é quase o dobro do tamanho do renomado Hereford Mapa Mundi inglês, datado por volta de 1300. Este planisfério ricamente decorado exibe com maestria as regiões da Europa, África e Ásia.

Apesar de Fra Mauro jamais ter deixado Veneza, seu Mapa Mundi surpreende pela precisão na representação de cidades, províncias, continentes, rios e montanhas. Notavelmente, a América e a Austrália estão ausentes, já que Cristóvão Colombo cruzaria o oceano 33 anos após a conclusão do mapa. Contudo, o Japão, ou como Fra Mauro o denominou, “Cipango”, faz sua primeira aparição nas representações ocidentais. Ainda mais surpreendente é a representação precisa da África como circunavegável, antecipando-se à navegação portuguesa ao dobrar o Cabo da Boa Esperança em 1488.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
Detalhe do mapa de Fra Mauro, obra de rigor e precisão sem precedentes. 
DOMÍNIO PÚBLICO

Considerado o mapa medieval mais antigo ainda existente, o Mapa Mundi é descrito por Meredith Francesca Small, autora do livro “Here Begins the Dark Sea“, como também o mapa medieval mais completo a chegar até os tempos modernos. Ela observa: “É o primeiro mapa baseado mais na ciência do que na religião, ao contrário do mapa de Hereford, que é puramente propaganda religiosa“.

Enquanto o mapa de Hereford tinha a intenção de representar o Céu e o Inferno, servindo como um compêndio do conhecimento do mundo de uma perspectiva espiritual, Fra Mauro adotou uma abordagem científica em sua cartografia. Ele declarou em suas inscrições o compromisso de “verificar o texto pela experiência prática, investigando durante muitos anos e frequentando pessoas dignas de fé que viram com os próprios olhos o que aqui relato fielmente“.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
Adão e Eva apareceram no canto inferior direito do mapa. 
DOMÍNIO PÚBLICO

Entretanto, há mais do que relevância científica e histórica neste mapa. O aspecto mais notável, que captura imediatamente a atenção ao subir as escadas de mármore branco da Biblioteca de São Marcos, lar de alguns dos manuscritos mais preciosos e antigos do mundo, é o seu esplendor.

É enorme, lindo e fantasticamente trabalhado“, enfatiza o historiador Pieralvise Zorzi. Além dos contornos de países e continentes, o Mapa Mundi de Fra Mauro é uma magnífica obra de arte em dourado e azul, composta por detalhados desenhos de palácios, pontes, navios à vela, ondas azuis ondulantes e criaturas marinhas imponentes. Adicionalmente, apresenta um total de 3.000 cartigli – anotações vermelhas e azuis escritas em veneziano antigo que narram histórias, anedotas e lendas.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
Algumas das milhares de anotações no mapa. 
DOMÍNIO PÚBLICO

Por exemplo, na Noruega, uma anotação indica o local onde o comerciante veneziano Pietro Querini desembarcou após um naufrágio. Segundo a história, ele não apenas sobreviveu ao acidente, mas também trouxe o bacalhau de volta para casa, iniciando a paixão veneziana pelo baccalà (a cremosa pasta de peixe encontrada em todas as osteria). Outra anotação aponta para Tharse, o “reino de onde vieram os Magos“, considerado localizado entre a China e a Mongólia na época.

Todas essas anotações são legíveis no mapa e relativamente fáceis de decifrar para os moradores de Veneza, uma vez que o dialeto atual não difere drasticamente do idioma do século XV. No entanto, as inscrições também foram traduzidas para o inglês em um mapa interativo criado pelo Instituto e Museu Galileo de Florença. Exibido em uma tela plana no mesmo espaço de exposição do Mapa Mundi, proporciona uma experiência peculiar de adentrar a mente de um monge sábio e ler o mundo através de seus olhos medievais.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
Representação da África por Fra Mauro. 
DOMÍNIO PÚBLICO

O mundo que Fra Mauro representou não era pequeno. Embora tenha passado toda a sua vida no mosteiro insular, nos recantos da lagoa, ele absorveu o conhecimento de viajantes e comerciantes que convergiam na próspera cidade comercial de Veneza, então “a capital da cartografia”, segundo Margherita Venturelli, bibliotecária de São Marcos. “Os mapas eram cruciais para o comércio, pois um bom mapa permitia chegar a qualquer lugar“, acrescentou Zorzi. “Toda inovação em termos de cartografia era bem-vinda em Veneza e muito bem remunerada.

A principal fonte de Fra Mauro para informações sobre a Ásia foi o comerciante veneziano Marco Polo, que havia publicado seus relatos de viagem mais de 150 anos antes. No mapa, 150 locais podem ser rastreados diretamente até as Viagens de Marco Polo; por exemplo, o Monte de Adão foi colocado na ilha de Ceilão (hoje Sri Lanka), onde, segundo as lendas contadas por Polo, acreditava-se que o corpo do primeiro homem estava enterrado, juntamente com os dentes e até mesmo a tigela, que deveria ter a propriedade mágica de multiplicar alimentos.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo

Além de Marco Polo, Fra Mauro tinha uma variedade de fontes ao redor do mundo. A aparência da carta, que pode parecer invertida aos olhos ocidentais contemporâneos, com o sul no topo, sugere uma possível influência da cartografia árabe, semelhante a um mapa do século XII do geógrafo norte-africano Muhammad al-Idrisi. Os números que Fra Mauro lista como “a Distância dos Céus” são atribuídos ao matemático e astrônomo Campanus de Novara. “Do centro do mundo à superfície da Terra há 3.245 milhas. Do centro do mundo à superfície inferior dos céus da Lua há 107.936 milhas“, e assim por diante, escreve ele no canto superior esquerdo do Mapa Mundi.

Fra Mauro também demonstrou um ceticismo saudável e não hesitou em criticar, e por vezes utilizar, a venerada Geografia de Ptolomeu, um tratado escrito em Alexandria, Egito, por Cláudio Ptolomeu em 150 d.C., perdido por séculos para o mundo ocidental até ser redescoberto e traduzido para o latim novamente em 1400.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo

Essa abordagem racionalista da Renascença também se refletiu na maneira como Fra Mauro posicionou Adão e Eva no Jardim do Éden, fora do planisfério, deixando claro que o Céu não é um local na Terra. Essa declaração inovadora separou religião e geografia, um feito notável para qualquer homem medieval, especialmente um monge.

Essas inovações, juntamente com o fato de o mapa ter sido concluído poucas décadas antes de Cristóvão Colombo navegar para a América, contribuem para que o Mapa Mundi de Fra Mauro seja considerado o elo geográfico entre a Idade Média e o Renascimento. Para os visitantes contemporâneos, o mapa serve como um lembrete de que os mapas já foram não apenas ferramentas práticas, mas também obras de beleza e uma forma de narrar histórias extraordinárias.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
A Terra segundo Fra Mauro. 
DOMÍNIO PÚBLICO

Atualmente, uma grande astroblema (cratera de impacto de meteoro) na Lua e a formação montanhosa que a circunda são conhecidas como Fra Mauro, em homenagem ao monge e cartógrafo veneziano. Curiosamente, o local Fra Mauro na Lua foi escolhido como local de pouso para a missão Apollo 14 em 1971, após o incidente da Apollo 13 no ano anterior. Essa escolha presta homenagem à contribuição histórica do cartógrafo veneziano, cujo legado se estende além da Terra até a superfície lunar.

Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
A principal fonte de Fra Mauro para a Ásia foi o comerciante e colega veneziano Marco Polo (Crédito: The History Collection/Alamy)
Mapa Mundi de Fra Mauro: O maior mapa medieval do mundo
Comparação entre o mapa de Fra Mauro e uma foto de satélite | foto 
NASA/domínio público no Wikimedia Commons

Fonte: 1

Leia também:

A evolução do mapa mundi

Hy Brasil: A ilha mítica no Oceano Atlântico

A busca do reino perdido de Shambala

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário