Playa de Gulpiyuri ou a Praia Gulpiyuri é uma pequena praia localizada no meio de um prado, entre as cidades de Ribadesella e Llanes, ao norte da aldeia de Naves, nas Astúrias, Espanha, e foi declarada monumento natural em 26 de dezembro de 2001. Só se tem acesso a ela caminhando desde a Praia de San Antolín ou desde Naves e seu isolamento permitiu uma boa conservação desta pequena e delicada joia natural. A profundidade e o tamanho da área de água não permite mais do que poder mergulhar deitado, porem está bem protegida do vento. A praia de Gulpiyuri é considerada a menor praia do mundo.

Praia-Gulpiyuri-004

Se trata de uma pequena praia de mar porem situada terra adentro, entre verdes prados agrícolas. Em uma costa íngreme de rocha calcária, o mar foi criando uma caverna no interior e o fundo da caverna desabou (um fenômeno conhecido como dolina), deixando um pequeno oco circular de uns cinquenta metros (50 m) de diâmetro a cem metros (100 m) da costa do Mar Cantábrico. Este afundamento segue conectado com a costa a água de mar, notando também as marés e proporcionado uma praia de areia fina.

Praia-Gulpiyuri-005

Praia-Gulpiyuri-002

Praia-Gulpiyuri-003

Canal que faz a ligação com o mar

Canal que faz a ligação com o mar

Praia-Gulpiyuri-001

Fonte: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Visualização desde 2014: 1012 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Faça um comentário

Seu email não será publicado