Histórias

Mothman: O Homem Mariposa

Mothman, o Homem Mariposa, é uma suposta criatura avistada nos Estados Unidos entre novembro de 1966 e dezembro de 1967 em cidades do estado de Virginia Ocidental, nos Estados Unidos. Ele também é conhecido com o Homem Borboleta ou Homem Traça, e suas aparições são frequentemente associadas a presságios de desastres. Por isso, as pessoas o consideram uma espécie de mensageiro da morte.

Oficialmente o primeiro relato sobre Mothman aconteceu no dia 12 de novembro de 1966, na cidade de Clendenin, quando cinco homens que estavam cavando uma cova no cemitério, olharam uma figura humana com asas, voando baixo sobre as arvores. Três dias depois, quatro jovens da cidade de Point Pleasant, foram a polícia informar que viram uma criatura branca alada, com olhos vermelhos. Eles a descreveram como “um grande homem de asas“. Nos meses seguintes, outros moradores da cidade relataram avistamento da tal criatura alada.

Mothman, o Homem Mariposa
Imagem da suposta criatura alada pendurada na ponte Silver Bridge dias antes de partes dela desabar, matando 46 pessoas | Crédito da foto

No dia 15 de dezembro de 1967, a ponte Silver Bridge (Ponte de Prata) sobre o rio Ohio, em Point Pleasant, desmoronou matando 46 pessoas durante a hora do rush, devido a um problema em sua estrutura. A partir deste desastre, começou-se a fazer a ligação com a aparição do homem mariposa com tragédias. Há relatos da criatura ser vista na cidade de Nova Iorque no século 19 e na China em 1926, quando uma enorme represa foi destruída.

Também relacionam o Mothman ao desastre nuclear de Chernobyl em 1986 e ao devastador terremoto da Cidade do México em 1985. A criatura foi avistada nos arredores das Torres World Trade Center, em Nova Iorque, no dia do atentado, em 11 de setembro de 2001. Alguns dizem que ele traz o mal, outros acreditam que ele só quer ajudar, alertando sobre os desastres.

Mothman, o Homem Mariposa
Escultura da criatura Mothman no centro da cidade de Point Pleasant | Crédito da foto

Há quem acredite, que Mothman, seja na verdade um anjo, e sua missão é avisar a humanidade sobre catástrofes que estão para acontecer. Por outro lado, há quem creia que ele seja apenas uma brincadeira iniciada com boatos, para vender produtos relacionados com o mito.

Todo ano desde 2002, a cidade de Point Pleasant com 4.240 habitantes, organizam o “Mothman Festival“, uma festival na praça central, com shows de música ao vivo, concurso de miss Mothman, noites de cinema livre, venda de produtos, palestras ligadas ao paranormal e ufologia, passeios por locais históricos e de avistamentos e tudo que seja ligado a lenda do homem mariposa. Há também um museu com fotos, estátuas e tudo o que estiver relacionado a suposta criatura.

Com o passar do tempo suas aparições se tornaram mais raras e o homem mariposa foi parcialmente “esquecido” e atualmente ele é um ser de estudo da Criptozoologia, sendo portanto um criptoide. A Criptozoologia é classificada como uma pseudociência, já que estuda animais lendários, mitológicos, hipotéticos e não identificados. Os exemplos mais populares são os vampiros e as sereias. Em sua defesa, os criptozoólogos listam algumas criaturas estudadas por eles, que um dia foram consideradas mitológicas e tiveram a existência comprovada, como o Ornitorrinco, a Lula Gigante e o Dragão de Komodo.

Mothman, o Homem Mariposa
Crédito da foto

O Homem Mariposa é mencionado no livro Strange Creatures From Time and Space (1970), do jornalista e ufólogo John Keel, que aborda parte da mitologia do ser alado. No livro, a criatura sobrenatural começou a ser vista em Ohio a partir de 1959, quando sobrevoou rapidamente o pátio da mulher de um médico. Trata-se de uma borboleta gigante e apenas se atreveu a mencionar o incidente para algumas pessoas. O som foi descrito por outras testemunhas em locais e dias diferentes como sendo emitido por um grande rato.

Mothman, o Homem Mariposa
Ponte Silver Bridge em Point Pleasant, que desabou em 15 de dezembro de 1967, matando 46 pessoas | Crédito da foto

Há coincidências das aparições da criatura com relatos de aparecimentos de OVNIS. Diversas pessoas em Ohio no ano de 1966 relataram terem visto discos voadores. Point Pleasant faz parte do altamente industrializado Vale do Ohio e está na beira do Bible Belt. As testemunhas foram identificadas como pessoas educadas e honestas, altamente devotas de suas convicções religiosas e não teriam motivo para mentir.

No total, foram descritas 26 observações documentadas com descrições do Mothman na Virgínia Oeste entre 1966 e 1967. Histórias semelhantes continuaram a ser descritas em Point Pleasant até 1969. Depois dos anos 1960, o Mothman esvaneceu, voltou à penumbra da realidade. Em outubro de 1974 houve uma aparição, em Elma, Nova York.

Mothman, o Homem Mariposa
Crédito da foto

Até o momento não existe um consenso entre os pesquisadores se os Homens Mariposa seriam uma entidade vista por videntes, uma criatura extraterrestre, um produto da imaginação ou fantasia de alguns, ou algo não descoberto pela ciência. Os Homens Mariposa já apareceram no episódio Homens Mariposa da quinta temporada da série de TV Arquivo X.

A relação com a profecia de futuros desastres é algo não consensual, visto que ele não se comunicava verbalmente com as pessoas, pelo menos durante as observações. Entretanto, há relatos de visões esporádicas do ser antes de desastres, de acordo com John A. Keel, autor também do livro The Mothman Prophecies, de 1975, que inspirou um filme homônimo protagonizado por Richard Gere (em português A Última profecia) lançado em 2002.

Mothman, o Homem Mariposa
Crédito da foto
Mothman, o Homem Mariposa
Museu Mothman em Point Pleasant | Crédito da foto
Mothman, o Homem Mariposa
Crédito da foto
Mothman, o Homem Mariposa
Mothman, o Homem Mariposa
Crédito da foto

Site oficial do festival de Point Pleasant: www.mothmanfestival.com

Fontes: 1 2

Leia também:

O casulo perfeito

Globsters: Quando monstros marinhos encalham nas praias

Adidas vs Puma: A rivalidade dos irmãos que dividiu uma cidade por quase 60 anos

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

2 comentários

Clique para deixar um comentário