Lendas e Mitos

Mothman, o Homem Mariposa

Mothman, o Homem Mariposa

Mothman, o Homem Mariposa, é uma suposta criatura avistada nos Estados Unidos entre novembro de 1966 e dezembro de 1967 em cidades do estado de Virginia Ocidental, nos Estados Unidos. Ele também é conhecido com o Homem Borboleta ou Homem Traça, e suas aparições são frequentemente associadas a presságios de desastres. Por isso, as pessoas o consideram uma espécie de mensageiro da morte.

Oficialmente o primeiro relato sobre Mothman aconteceu no dia 12 de novembro de 1966, na cidade de Clendenin, quando cinco homens que estavam cavando uma cova no cemitério, olharam uma figura humana com asas, voando baixo sobre as arvores. Três dias depois, quatro jovens da cidade de Point Pleasant, foram a polícia informar que viram uma criatura branca alada, com olhos vermelhos. Eles a descreveram como “um grande homem de asas“. Nos meses seguintes, outros moradores da cidade relataram avistamento da tal criatura alada.

Mothman, o Homem Mariposa

Imagem da suposta criatura alada pendurada na ponte Silver Bridge dias antes de partes dela desabar, matando 46 pessoas | Crédito da foto

No dia 15 de dezembro de 1967, a ponte Silver Bridge (Ponte de Prata) sobre o rio Ohio, em Point Pleasant, desmoronou matando 46 pessoas durante a hora do rush, devido a um problema em sua estrutura. A partir deste desastre, começou-se a fazer a ligação com a aparição do homem mariposa com tragédias. Há relatos da criatura ser vista na cidade de Nova Iorque no século 19 e na China em 1926, quando uma enorme represa foi destruída.

Também relacionam o Mothman ao desastre nuclear de Chernobyl em 1986 e também num devastador terremoto da Cidade do México em 1985. A criatura também foi avistada no atentado nas Torres World Trade Center em de 11 de setembro de 2001, que foi um desastre mais recente e conhecido por todos. A criatura foi avistada nos arredores das torres no momento do desastre. Alguns dizem que ele traz o mal, outros acreditam que ele só quer ajudar, alertando sobre os desastres.

Mothman, o Homem Mariposa

Escultura da criatura Mothman no centro da cidade de Point Pleasant | Crédito da foto

Há quem acredite, que Mothman, seja na verdade um anjo, e sua missão é avisar a humanidade sobre catástrofes que estão para acontecer. Por outro lado, há quem creia que ele seja apenas uma brincadeira iniciada com boatos, para vender produtos relacionados com o mito. E todo ano desde 2002, a cidade de Point Pleasant com 4.240 habitantes, organizam o “Mothman Festival“, uma festival na praça central, com shows de música ao vivo, concurso de miss Mothman, noites de cinema livre, venda de produtos, palestras ligadas ao paranormal e ufologia, passeios por locais históricos e de avistamentos e tudo que seja ligado a lenda do homem mariposa. Há também um museu com fotos, estátuas e tudo o que estiver relacionado a suposta criatura.

Com o passar do tempo suas aparições se tornaram mais raras e o homem mariposa foi parcialmente “esquecido” e atualmente ele é um ser de estudo da Criptozoologia, sendo portanto um criptóide. A Criptozoologia é classificada como uma pseudociência, já que estuda animais lendários, mitológicos, hipotéticos e não identificados. Os exemplos mais populares são os vampiros e as sereias. Em sua defesa, os criptozoólogos listam algumas criaturas estudadas por eles, que um dia foram consideradas mitológicas e tiveram a existência comprovada, como o Ornitorrinco, a Lula Gigante e o Dragão de Komodo.

O Homem Mariposa é mencionado no livro Strange Creatures From Time and Space (1970), do jornalista e ufólogo John Keel, que aborda parte da mitologia do ser alado. No livro, a criatura sobrenatural começou a ser vista em Ohio a partir de 1959, quando sobrevoou rapidamente o pátio da mulher de um médico. Trata-se de uma borboleta gigante e apenas se atreveu a mencionar o incidente para algumas pessoas. O som foi descrito por outras testemunhas em locais e dias diferentes como sendo emitido por um grande rato.

Há coincidências das aparições da criatura com relatos de aparecimentos de OVNIS. Diversas pessoas em Ohio no ano de 1966 relataram terem visto discos voadores. Point Pleasant faz parte do altamente industrializado Vale do Ohio e está na beira do Bible Belt. As testemunhas foram identificadas como pessoas educadas e honestas, altamente devotas de suas convicções religiosas e não teriam motivo para mentir. No total, foram descritas 26 observações documentadas com descrições do Mothman na Virgínia Oeste entre 1966 e 1967. Histórias semelhantes continuaram a ser descritas em Point Pleasant até 1969. Depois dos anos 1960, o Mothman esvaneceu, voltou à penumbra da realidade. Em outubro de 1974 houve uma aparição, em Elma, Nova York.

Até o momento não existe um consenso entre os pesquisadores se os Homens Mariposa seriam uma entidade vista por videntes, uma criatura extraterrestre, um produto da imaginação ou fantasia de alguns, ou algo não descoberto pela ciência. Os Homens Mariposa já apareceram no episódio Homens Mariposa da quinta temporada da série de TV Arquivo X. A relação com a profecia de futuros desastres é algo não consensual, visto que ele não se comunicava verbalmente com as pessoas, pelo menos durante as observações. Entretanto, há relatos de visões esporádicas do ser antes de desastres, de acordo com John A. Keel, autor também do livro The Mothman Prophecies, de 1975, que inspirou um filme homônimo protagonizado por Richard Gere (em português A Última profecia) lançado em 2002.

Mothman, o Homem Mariposa

Museu Mothman em Point Pleasant | Crédito da foto

Mothman, o Homem Mariposa

Mothman, o Homem Mariposa

Ponte Silver Bridge em Point Pleasant, que desabou em 15 de dezembro de 1967, matando 46 pessoas | Crédito da foto

Site oficial do festival de Point Pleasant: www.mothmanfestival.com

Fontes: 1 2

“Há mais mistérios entre o Céu e a Terra do que sonha a nossa vã filosofia.” – William Shakespeare

Postagens por esse mundo afora

Visualização: 35 vezes

Deixe seu comentário! Faça nosso trabalho valer a pena!
Clique para adicionar um comentário

Faça um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lendas e Mitos

Me chamo Julio Cesar e sou o idealizador do site Magnus Mundi, um espaço para compartilhar informações sobre lugares, eventos, artes e histórias inusitadas pelo mundo afora.

Veja mais em Lendas e Mitos

Caranguejo Heike, um exemplo da evolução das espécies

Magnus Mundi30 de junho de 2017

Mullá Nasrudin, a sabedoria engraçada de um mestre Sufi

Magnus Mundi6 de maio de 2017

A festa da marreta explosiva de San Juan de la Vega

Magnus Mundi19 de abril de 2017

O milagre de Moisés na ilha de Jindo

Magnus Mundi4 de fevereiro de 2017

Naghol, o ritual do pulo para a morte

Magnus Mundi6 de janeiro de 2017

Wish Tree, árvores do dinheiro do Reino Unido

Magnus Mundi29 de dezembro de 2016

Os elfos da Islândia

Magnus Mundi10 de dezembro de 2016

A estranha lenda de Jesus Cristo no Japão

Magnus Mundi8 de novembro de 2016

Highgate, o cemitério maldito

Magnus Mundi10 de julho de 2016