Coisas & Cultura

Edifício Internacional Liebian: O prédio com uma cachoeira

O Edifício Internacional Liebian, localizado em Guiyang, sudoeste da China, é uma torre imponente com 121 metros de altura. O que o torna verdadeiramente singular é a presença de uma deslumbrante cachoeira integrada ao seu design, com impressionantes 108 metros de altura. Essa característica singular a torna uma das maiores cachoeiras artificiais do mundo e a cachoeira mais alta já construída como parte de um edifício.

À medida que mais arranha-céus se erguem para preencher os horizontes das cidades chinesas, fica cada vez mais difícil de criar designs originais que faz o prédio se destacar da maioria. O Edifício Internacional Liebian, um torre de 121 metros de altura é um desses, onde a ousadia dos arquitetos falou mais alto. O prédio se localiza no centro financeiro da cidade de Guiyang, capital da província de Guizhou, no sudoeste da China.

Liebian Building, a maior cachoeira urbana do mundo
Crédito da foto

No Liebian foi projetado a maior cachoeira urbana do planeta, que flui de dentro do prédio, ostentando um impressionante jato de água que cai de uma altura de 108 metros. A cachoeira foi projetada para ser uma atração turística e foi construída pela Guizhou Ludiya Property Management Company, uma empresa privada que tem seus escritórios no prédio. O edifício Liebian também abrigará um hotel e um shopping center, quando o complexo estiver concluído. A cachoeira do Liebian tem cerca de três metros a mais do que o recordista anterior – a Torre da Cidade Solar, no Rio de Janeiro.

Esta espetacular cachoeira é alimentada por um sistema elétrico que consiste em quatro bombas a uma potência de 185 quilowatts, que consome mais de 118 dólares do hora. A água é uma combinação de água da chuva e água reaproveitada que é armazenada em um sistema subterrâneo de armazenamento e drenagem e depois usada novamente para as quedas. A cachoeira só é ativada por no máximo vinte minutos e em eventos importantes da cidade e desde que foi inaugurada em 2016, só foi acionada seis vezes.

Liebian Building, a maior cachoeira urbana do mundo
Crédito da foto

O prédio faz parte de uma tendência de estruturas de formato incomum na China que acompanhou o boom de construções que o país está experimentando, à medida que os desenvolvedores e as cidades buscam por inovações. Esses edifícios de forma estranhas incluem um arranha-céu gigantesco em forma de anel em Guangzhou, projetado pelo arquiteto italiano Joseph di Pasquale, e o hotel em forma de ferradura em Huzhou. A bizarra tendência levou o presidente chinês Xi Jinping a pedir o fim da “arquitetura estranha” no país, em 2014. Xi Jinping já era particularmente crítico ao prédio inusitado da sede da OTV em Pequim.

Liebian Building, a maior cachoeira urbana do mundo
Crédito da foto

O edifício Liebian International é um dos primeiros de vários edifícios que serão inaugurados em breve na Ásia, com recursos híbridos em grande escala. O Jewel Changi Aiport, em Singapura, projetado pelo arquiteto Moshe Safdie terá uma cachoeira de 40 metros de altura no centro, enquanto em Qingdao, está sendo planejado uma represa com 50 metros de altura no Chinese Eden Project, que será a maior cachoeira interna do mundo. A cachoeira artificial mais alta do mundo, a Cascata delle Marmore, de 165 metros de altura, na Úmbria, foi criada pelos antigos romanos.

Liebian Building, a maior cachoeira urbana do mundo
Crédito da foto
Liebian Building, a maior cachoeira urbana do mundo
Crédito da foto
Liebian Building, a maior cachoeira urbana do mundo
Crédito da foto

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Lago Chagan, o lago radioativo criado por explosões nucleares

Lady Dai, a múmia preservada da China

A Guerra das Lagostas entre Brasil e França

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

2 comentários

Clique para deixar um comentário