Lugares

Gardens by the Bay, os jardins futurísticos de Singapura

O Gardens by the Bay , localizado dentro do complexo residencial Marina Bay Sands em Singapura, é um extraordinário complexo de jardins botânicos inaugurado em 2012 com o objetivo de mostrar a forte ligação entre o homem e a natureza. É uma extraordinária obra de bioarquitetura, um gigantesco parque de 101 hectares, dos quais cerca de 17.000 metros quadrados são usados ​​como esplêndidas estufas. Esta enorme área verde, criada para melhorar a qualidade de vida da cidade, representa, sem dúvida, um equilíbrio perfeito entre inovação e tecnologia.

Crédito da imagem

A estrutura Gardens By the Bay, baseada num princípio de sustentabilidade ambiental, acolhe mais de um milhão de plantas de todo o mundo. Um imenso espaço caracterizado pelo panorama espetacular do Supertrees Grove , a atração mais famosa do parque. É uma instalação composta por uma floresta de dezoito super árvores, feita de concreto e aço e com altura entre 25 e 50 metros que, através de um jardim vertical, abriga 180 mil tipos de plantas e mais de 200 espécies de flores. 

Crédito da imagem

Estas estruturas, além de encerrarem um sistema de captação de água, estão equipadas com sistemas geotérmicos e painéis solares capazes de alimentar todo o parque. Além disso, através do OCBC Skyway, uma passarela conectada às árvores mais altas a 22 metros de altura, você pode admirar o panorama completo dos jardins. Destaque também é a iluminação noturna, quando as árvores se cobrem de mil cores e é encenada a Rapsódia do Jardim, um espetacular jogo de luzes e uma música verdadeiramente sugestiva.

Crédito da imagem

Os outros dois pontos de interesse do parque são as estufas: a Flower Dome, a maior estufa de vidro sem colunas do mundo, onde estão localizados sete jardins diferentes com um clima tipicamente mediterrâneo, e a Cloud Forest, onde o clima úmido foi replicado de regiões montanhosas e tropicais. Jardins pela baía é dividido em três seções. 

Jardim do Leste da Baía, com os seus 32 hectares de terreno permite caminhar uns bons dois quilômetros ao longo das margens do lago artificial Reservatório da Marina. O Bay South Garden, o maior dos três, com área de 54 hectares é inspirado em uma orquídea, símbolo dos trópicos e de Cingapura. O Jardim Central da Baía, por sua vez, ocupa 15 hectares e possui um caminho de cerca de três quilômetros que liga os outros dois setores.

Crédito da imagem
Crédito da imagem
Crédito da imagem
Crédito da imagem
Crédito da imagem
Crédito da imagem
Crédito da imagem

Fontes: 1

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

O sono da baleia cachalote

Vilarinho das Furnas – Uma aldeia romana submersa

O túnel do cogumelo em Mittagong

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário