Lugares

Gruta de Netuno, abriga o segundo maior lago de interior da Europa

A Caverna de Netuno ( em italiano : Grotta di Nettuno; em catalão: Coves de Neptú ) é uma caverna na Itália com magníficas formações cársticas localizada em Bastioni Pigafetta, cerca de 24 km de Alghero , no penhasco noroeste do promontório do Cabo Caccia, na área protegida de mesmo nome no noroeste da ilha da Sardenha. 

Entrada da Gruta de Netuno | 
foto 
Stefano Fiaschi no Wikimedia Commons

A gruta, com mais de 10 milhões de anos, foi descoberta por um pescador local no século 18 e, desde então, provou ser uma atração turística popular. A caverna deve seu nome ao deus romano do mar, Netuno, e é administrado pelo Conselho Autônomo de Alojamento e Turismo de Alghero ( Azienda Autonoma di Soggiorno e Turismo di Alghero ).

A entrada da gruta e o acesso público | 
foto 
Stahlkocher no Wikimedia Commons

Têm uma extensão total de cerca de 4 quilômetros, embora apenas algumas centenas de metros estejam abertos ao público (a visita dura cerca de 45 minutos). No interior existem formações calcárias como estalactites e estalagmites. Também um lago salgado com cerca de 120 metros de comprimento por 25 metros de largura, cujo nível é o mesmo do mar, e que é o segundo maior lago interior da Europa, atrás do de San Leonardo, na Suíça.

Chama-se Lago La Marmora (em homenagem ao naturalista e cartógrafo de mesmo nome do século 19, que visitou a caverna) e atinge uma profundidade de cerca de 9 metros. Em seu centro há uma grande coluna formada por várias estalagmites chamada Acquasantiera, e ao fundo outra formação de estalagmites apelidada de Árvore de Natal.

La Escala del Cabirol que desce à gruta com 656 degraus | 
foto 
marcociannarel em depositphotos.com

O lago ainda tem uma pequena praia de areia, chamada Spiaggia dei ciottolini (praia de calhau), já que era formada por pequenas pedras que agora desapareceram. As colunas de calcita no interior, chamadas de Sala dos Órgãos, atingem 9 metros de altura, e na Sala do Palácio Real, as formações chegam a 18 metros.

Um dos lugares mais impressionantes é a Music Tribune, uma espécie de varanda aberta para o lago e o Royal Palace Hall, que oferece vistas únicas. Tanto a caverna quanto o lago interior já foram o habitat da foca-monge do Mediterrâneo, que agora está extinta na área.

O interior da caverna com o lago | 
foto 
Genghis90 em depositphotos.com

Em outra caverna próxima, a Grotta Verde, foram encontradas gravuras neolíticas, sepulturas e fragmentos de cerâmica, indicando que toda a área e o sistema cárstico que se estende sob o Cabo Caccia, repleto de outras grutas menores, eram habitados naquele período.

Existem duas maneiras de acessar a caverna. Se as condições meteorológicas forem boas é possível apanhar um barco no porto de Alghero, ou no cais de Dragunara em Porto Conte, que nos deixará mesmo à entrada, que se encontra a um metro acima do nível do mar. O serviço funciona todos os dias na primavera e no verão, e com menos frequência no resto do ano.

O mar visto de dentro da gruta | 
Foto CAHKT 
em depositphotos.com

Esta era a única forma de acesso ao local até à construção da Escala del Cabirol, em 1954, uma escadaria escavada na face escarpada da falésia, que muitos atribuem ao arquiteto, político e escritor sardo Antonio Simon Mossa (na altura superintendente da Patrimônio Cultural da Ilha), com 656 degraus que descem em ziguezague desde o topo do cabo até à entrada da gruta.

A escada é cortada na falésia | 
foto 
Tobias Helfrich no Wikimedia Commons

São 400 metros que descem um penhasco terrivelmente íngreme de 119 metros de altura. Se a descida da escala com o mar batendo na encosta é espetacular, o regresso pelo mesmo caminho pode ser uma dura prova de resistência. Desde o século 19, surgiram vários projetos de construção de túneis de acesso a partir do lado sul do cabo, mas felizmente nenhum prosperou, mantendo assim o encanto natural do local. Hoje só são permitidas visitas guiadas, embora a capacidade seja de até 200 pessoas ao mesmo tempo.

Interior da gruta de Netuno. Crédito foto

Site oficial: https://grottadinettuno.it/

Fonte: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Leia também

Cabo Polonio: Uma idílica vila

Shell Grotto, a misteriosa gruta da Inglaterra

Lago Chargoggagoggmanchauggagoggchaubunagungamaugg

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

Adicionar comentário

Clique para deixar um comentário