O Lago Bokodi, na vila de Bokod com 2060 habitantes, a cerca de 80 quilômetros a oeste de Budapeste, na Hungria é um lago artificial criado em 1961 pela Oroszlány Thermal Power Company, e para isso, foi inundado um área de baixa altitude próximo à usina de Vértes Power Plant. A usina captura a água fria do lago para operar suas caldeiras, e a água quente residual é devolvida também ao lago. Essa reciclagem da água faz com que o lago nunca congele completamente, mesmo no clima extremo do inverno europeu. No inverno, apenas uma fina camada de gelo se forma na superfície do lago, onde não recebe diretamente a água quente da usina.

Lago Bokodi, o paraíso dos pescadores na Hungria

Foto que apareceu decorando o fundo do site Bing | Crédito da foto

Ao longo dos anos, o lago tornou-se um paraíso para os amantes da pesca, e uma série de pequenas casas de madeira em palafitas foram erguidas pelos moradores locais, com passarelas de madeira que conduzem a elas. Além dos moradores locais, poucos conheciam esse lugar pitoresco, até que uma foto do lago e suas casas flutuantes apareceu decorando o fundo do site de pesquisa Bing em novembro de 2013. Na medida que a fama do Lago Bokodi se espalhava na internet, turistas e fotógrafos de todo o mundo começaram a chegar na remota vila, próxima ao lago.

Além da água que nunca congela do Lago Bokodi, que oferece a oportunidade da pesca durante o ano inteiro, o cenário paradisíaco foi sua principal atração. No entanto, em 2015 a usina foi fechada, o que significa que a água do lago não é mais aquecida no inverno, mas se espera que isso não afete negativamente as oportunidades de turismo que surgiu no lago.

Fontes: 1 2

“Tudo o que o homem não conhece não existe para ele. Por isso, o mundo tem para cada um o tamanho que abrange o seu conhecimento”. – Carlos Bernardo González Pecotche

Postagens por esse mundo afora

Visualização desde 2014: 265 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Sobre o Autor

Curioso desde sempre, queria um lugar para guardar às curiosidades de lugares e histórias inusitadas que lia em livros ou pela internet e assim nasceu o site Magnus Mundi em 2015. Me chamo Julio Cesar, sou natural de Blumenau e morador de Porto Belo, litoral de Santa Catarina.

Você pode gostar de ver isso

Faça um comentário

Seu email não será publicado