Lugares

Pico Cão Grande, a torre vulcânica elevada

O Pico Cão Grande (Great Dog Peak) é um pico vulcânico em forma de agulha em São Tomé e Príncipe, no Distrito de Caué, na Ilha de São Tomé, no Parque Natural Obô de São Tomé. São Tomé e Príncipe é uma pequena nação composta por duas ilhas – São Tomé e Príncipe – localizada no Golfo da Guiné do Oceano Atlântico equatorial. Ambas as ilhas fazem parte de uma cordilheira vulcânica extinta. São Tomé, a ilha onde se situa o Pico Cão Grande, tem 50 quilômetros de comprimento e 30 quilômetros de largura.

Pico Cão Grande: A torre vulcânica elevada
Crédito da foto

O Pico Cão Grande se eleva dramaticamente mais de 300 metros acima do terreno circundante. O cume está 663 metros acima do nível do mar e geralmente é coberto por nuvens. A aldeia mais próxima é Vila Clotilde, três quilômetros a leste. A sede do distrito de São João dos Angolares fica a nove quilômetros a leste. O Pico Cão Grande é reconhecível por sua ponta pontuda, muitas vezes descrita como uma agulha, e os nativos chamam o Pico de “A Torre Negra“.

É considerado um tampão vulcânico, criado quando a lava de outro vulcão formou magma endurecido sobre a boca de um vulcão ativo. O tampão vulcânico é um fenômeno bastante recente, tendo se formado como parte da linha de vulcões dos Camarões há cerca de três milhões e meio de anos no Plioceno. Sua composição é principalmente fonolito (phonolite, também chamado clinkstone em vernáculo Inglês).

Pico Cão Grande: A torre vulcânica elevada
Crédito da foto

O Pico Cão Grande é o local perfeito para quem deseja um pouco de exotismo e aventura na vida. Porém, o musgo que cresce nas rochas devido ao alto teor de umidade e a presença de cobras tornam a escalada muito difícil. Quando chove em São Tomé, e chove bastante neste terreno tropical, um nevoeiro pesado e espesso cobre-se sobre a serra, tornando a rocha escorregadia, que estão cobertas de musgo. A neblina também torna difícil tirar fotos da torre vulcânica.

A primeira tentativa de escalada ao pico foi em 1975 por uma equipe portuguesa de escaladores, e a primeira escalada com sucesso foi concluída por um grupo de escaladores japoneses (Yosuke Takahashi, Kenichi Moriyama, Naotoshi Agata) em fevereiro de 1991.

Pico Cão Grande: A torre vulcânica elevada
Crédito da foto

É considerado a 37 º montanha mais alta em São Tomé, imagine então, como são as outras montanhas que está ilha tem para oferecer. Este local é ótimo para caminhadas e escaladas. É também fonte de muitas decepções, pois ano após ano, as pessoas tentam e não conseguem chegar ao seu ápice. Além da derrota, o Pico Cão Grande permite aos escaladores ver a paisagem deslumbrante que rodeia a serra.

Pico Cão Grande: A torre vulcânica elevada
Crédito da foto

Com uma atmosfera úmida que rodeia o Pico, não é surpreendente que um emaranhado de floresta saudável e densa rodeie a montanha. Esta área é o lar de muitas criaturas exóticas e vida selvagem, mas principalmente, há um excesso de cobras em toda a extensão.

Pico Cão Grande: A torre vulcânica elevada
Crédito da foto

Pico Cão Grande: A torre vulcânica elevada
Crédito da foto

Pico Cão Grande: A torre vulcânica elevada
Crédito da foto

Fontes: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Stone Mountain, gigante de pedra

A solitária capela dentro do vulcão de Santa Margarida

Hans Steininger, o homem que foi morto por sua barba

Avalie este artigo!
[Total: 1 Média: 5]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

2 comentários

Clique para deixar um comentário

  • ´Meus parabéns pela belas imagens – Mas há que fazer uma retificação – A escalada do Pico Cão Grande foi concluída com êxito por mim e pela minha equipa em outubro de 1975, eu Jorge Trabulo Marques, de nacionalidade portuguesa, jornalista e autor de travessias solitárias em pirogas, de S. Tomé – Principie, 3 dias, de S. Tomé – Nigéria 13 – E Ano Bom- Bioko 38 dias – A escalada foi tentada durante os primeiros 3 anos, apenas por mim, depois, nos últimos dois anos, com a participação de dois jovens são-tomenses, Cosme Pires dos Santos e Constantino Bragança., visto de não dispormos de qualquer equipamento técnico, senão meros recursos improvisados – Mais tarde fizeram-se várias tentativas, algumas das quais, feitas no Cão Pequeno, alegando que estavam no Pico Câo Grande., com argumentos falsos de que o teriam escalado.
    Não foi o japonês nem um tal italiano, que andou a simular a escalada do Pico Cão Pequeno, basta ver as imagens que editou para se ver a farsa – Quem a conclui, após eu e a minha equipa o termos escalado, foi Jacob Kupterman que, “no verão de 2018,a que me refiro em https://canoasdomar.blogspot.com/2021/06/escalada-ao-pico-cao-grande-em-s-tome.html

    Não disponho das imagens do último dia da escalada, porque, uns dias depois, deixava S. Tomé a bordo do pesqueiro americano, Hornet, para ser largado, numa frágil piroga, a sul da Ilha de Ano Bom, na corrente equatorial para tentar a travessia do oceano atlântico https://canoasdomar.blogspot.com/2019/11/perdido-no-golfo-27-de-nov-1975-38-dia.html
    O meu espólio, até ficou bem guardado, só, que, mais tarde, tendo pedido a um comerciante, a um tal Jorge Coimbra, que mo fosse buscar a casa da minha companheira para fazer o favor de mo trazer para Portugal, quando aqui voltasse de férias, sim, foi lá a busca-lo, mas, até hoje, não se dignou entregá-lo a quem pertence. – Mas existem várias fotografias em artigos por mim publicados na revista angolana Semana Ilustrada. de que era correspondente, um dos quais com a bandeira portuguesa, hasteada junto a uma das ramagens da crista – Mais tarde, na escalada final, erguemos a bandeira de S. Tomé e Príncipe, já país independente, que ficou presa num dos arbustos do cume – Mais pormenores em https://canoasdomar.blogspot.com/2012/02/cao-grande-em-sao-tome-grande-escalada.html

    .