Lugares Animais & Natureza

Puzzlewood: A floresta que serviu de inspiração para JRR Tolkien

A trilogia de filmes “O Senhor dos Anéis”, baseada no clássico romance de JRR Tolkien com o mesmo nome, foi predominantemente filmada na Nova Zelândia. No entanto, a inspiração para o reino mítico da Terra-média teve suas raízes na terra natal de Tolkien, a Inglaterra.

Dentre os locais que se acredita terem inspirado Tolkien, encontra-se Puzzlewood, uma antiga floresta localizada nas proximidades de Coleford, na região da Floresta de Dean, em Gloucestershire. Essa floresta ancestral abrange uma área de 14 acres, repleta de rochas cobertas de musgo, raízes retorcidas e pontes que se estendem por entre as árvores. Seus labirintos de trilhas serpenteantes em meio às ravinas conferem um ambiente mágico.

Crédito da foto: 
Neil Barnwell/Flickr

Na época romana e até mesmo antes, uma mina de ferro fundido a céu aberto estava presente nessa área. A extração de minério de ferro deixou a região com características paisagísticas únicas, com a presença de poços rasos amorfos e cavidades labirínticas irregulares, que podem chegar a vários metros de profundidade. Essas formações geológicas específicas são conhecidas como carrancas.

Estudos geológicos indicaram que as carrancas têm uma origem natural. Elas tiveram início como um sistema de cavernas subterrâneas que se formou nos calcários carboníferos da Floresta de Dean há milhões de anos. Com o tempo, devido a processos de elevação e erosão, esse sistema de cavernas foi exposto na superfície. O minério de ferro, possivelmente proveniente de soluções minerais ricas, se formou nas cavernas e fissuras do calcário circundante.

Crédito da foto: 
Neil Barnwell/Flickr

Posteriormente, durante a Idade do Ferro e o período romano, os seres humanos exploraram esse minério. Após a partida dos romanos, a natureza gradualmente retomou a área, cobrindo os antigos trabalhos com musgo e árvores, criando assim uma paisagem única. Somente no século XIX é que os bosques foram abertos ao público pela primeira vez, permitindo que as pessoas explorassem essa beleza natural.

Crédito da foto: 
Vix_B/Flickr

Em 1848, trabalhadores fizeram uma descoberta fascinante em Puzzlewood: mais de 3.000 moedas da era romana foram encontradas. Essas moedas estavam armazenadas em três potes de barro, escondidos em uma cavidade nas formações rochosas. A origem exata dessas moedas ainda é desconhecida, deixando um mistério sobre como e por que elas foram depositadas ali. Essa descoberta arqueológica adiciona um elemento intrigante à história e ao fascínio em torno de Puzzlewood, levantando questões sobre a presença romana na região e sua relação com o local.

Crédito da foto: 
purplesteph/Flickr

Puzzlewood tem sido usado como local de filmagem para filmes e televisão nos últimos anos. Exemplos notáveis ​​incluem:

Filmes

  • Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 1 (2010)
  • Jack, o Matador de Gigantes (2013)
  • Star Wars: O Despertar da Força (2015)
  • O Caçador: Guerra do Inverno (2016)
  • Sonho de uma noite de verão (2016)
  • O Jardim Secreto (2020)

Televisão

  • Doctor Who (2005-presente)
  • Merlim (2008-2012)
  • Wizards vs Aliens (2012-2014)
  • Árvore Fu Tom (2012-2016)
  • Atlântida (2013-2015)
  • Da Vinci’s Demons (2013-2015)
  • Reinos Ocultos (2014)
  • O Cristal Negro: Era da Resistência (2019)
  • Amaldiçoado (2020-presente)
Crédito da foto: 
Phil John/Flickr
Crédito da foto: 
Phill Lister/Flickr
Crédito da foto: 
dave lewis 88/Flickr
Crédito da foto: 
dave lewis 88/Flickr
Crédito da foto: 
Chris White/Flickr
Crédito da foto: 
Trubble/Flickr
Crédito da foto: 
Will Richards/Flickr

Fontes: 1 2

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Holocausto Canibal, o filme que levou seu diretor a prisão

Jimmy, o corvo ator

Pilar de ferro de Déli, na Índia

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

2 comentários

Clique para deixar um comentário