As ilhas Scheendijk, fazem parte de Loosdrechtse Plassen, que são um sistema de lagos rasos e interconectados na Holanda, município de Loosdrecht localizado na província de Utrecht, ao sul de Amsterdã. Nos tempos medievais, essa região era um grande depósito de turfa (material de origem vegetal, parcialmente decomposto, formado por musgo Spaghnum e Hypnum), que depois de seco, é uma excelente fonte de combustível e usado para aquecer as casas.

ilhas chamadas Scheendijk nos lagos Loosdrecht, nos Países Baixos | Crédito da foto: George Steinmetz

A turfa se dá em regiões alagadas e encharcadas e por isso, tais áreas não se prestam para a agricultura, com algumas exceções, como a cultura do arroz. Em Loosdrecht, algumas tentativas foram feitas no passado para drenar os pântanos cobertos de turfas daquela região, mas já no século 17, todos os planos de transformar em área agrícola foram abandonados.

A colheita de turfa em Loosdrecht começou na década de 1630. A turfa foi dragada debaixo da superfície da água e deixada secar nas margens adjacentes. Desta forma, uma área com cortes longos na região pantanosa e bancos de turfas foram formados, nesse que é um processo típico na extração de turfa.

À medida que a extração de turfa continuava, os bancos ficavam menores e as ações subsequentes dos ventos e ondas corroeram mais ainda os bancos. A escavação da turfa deixou longas valas cada vez mais profundas, até que foram inundados pelas águas subterrâneas, criando as ilhas estreitas.

Atualmente Loosdrecht é famosa por suas casas de férias e atividades de esportes náuticos e visitada por milhares de turistas todos os anos. Os lagos são um locais de lazer para os mais abastados, com várias marinas e restaurantes exclusivos nas margens.

Barcos menores podem visitar os lagos Vuntus e outros lagos mais tranquilos no lado norte de Loosdrecht, conectados aos principais lagos através de pequenas passagens subterrâneas.

Vista aérea da vila de Loosdrech | Crédito da foto

Mapa do lago Loosdrecht

Vídeo de uma parte das Scheendijk, na região de Breukelen

Fontes: 1 2 3

Postagens por esse mundo afora

Leia também: Giethoorn, a bucólica Veneza do Norte na Holanda

Visualização: 4836 vezes

Obrigado por avaliar. Divulgue nas redes sociais, o que achou! .
Ajude a melhorar nosso conteúdo! O que achou do artigo??
  • Ótimo
  • Bom
  • Indiferente
  • Poderia ser melhor
Ajude a melhorar o conteúdo do site. Deixe um comentário

Uma Resposta

Faça um comentário

Seu email não será publicado