Coisas & Cultura

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

A Escada Milagrosa na Capela Loretto é uma impressionante escada em espiral que desafia as convenções da engenharia e da carpintaria. Ela se eleva a 6,1 metros em direção ao coro, realizando duas voltas completas, e é uma peça central da capela em Santa Fé, Novo México, nos Estados Unidos. O que torna essa escada verdadeiramente notável é sua construção intrigante e aparentemente impossível.

A Capela Loretto, localizada em Santa Fé, Novo México, Estados Unidos, é uma antiga igreja católica romana que atualmente desempenha o papel de museu e local para cerimônias de casamento. Seu renome advém da extraordinária escada em espiral, conhecida como a “Escada Milagrosa”. Esta estrutura icônica é cercada por lendas, atribuídas às circunstâncias singulares que envolveram sua construção e ao construtor, um evento considerado milagroso pelas Irmãs de Loretto, que creditaram a São José a sua realização.

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

Encomendada pelas Irmãs de Loretto para sua escola feminina, a Academia Loretto, em 1873, a capela foi concebida a partir da iniciativa do Arcebispo Jean-Baptiste Lamy. Ele trouxe dois arquitetos franceses, Antoine Mouly e seu filho Projectus, originalmente para trabalhar no projeto da Catedral de São Francisco. Observando a necessidade urgente da academia, Lamy sugeriu que as Irmãs aproveitassem os serviços dos arquitetos para erguer a capela tão desejada.

O arquiteto principal, Projectus, baseou seu projeto neogótico na famosa Sainte-Chapelle em Paris, completo com torres, contrafortes e vitrais importados da França pela Trilha de Santa Fé. Utilizando arenito extraído localmente, a construção demandou cinco anos de trabalho e foi oficialmente consagrada em 1878.

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

A Capela Loretto serviu como um espaço diário para alunos e freiras da Academia Loretto até o encerramento da escola em 1968. Após esse período, transformou-se em um museu de propriedade privada e local para cerimônias de casamento, enquanto o restante do campus da Academia foi demolido.

Sua fama é ancorada na impressionante escada em espiral, conhecida como a “Escada Milagrosa”. Esta estrutura singular se eleva a 6,1 metros em direção ao coro, dando duas voltas completas, tudo isso sem o suporte de um corrimão ou de um poste central. Feita principalmente de madeira, a escada é fixada por estacas de madeira, sem o uso de cola, pregos ou quaisquer outras ferragens.

Sua longarina interna é composta por sete segmentos de madeira unidos por estacas, enquanto a longarina externa, mais extensa, possui nove segmentos. Intrigantemente, a madeira específica utilizada na construção da escada é de um tipo de abeto não nativo do Novo México e não foi cientificamente identificada em qualquer outro lugar do mundo.

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

A escada é composta por 33 degraus, possivelmente associados à idade de Cristo na época de sua morte. Os corrimãos foram adicionados mais tarde, em 1887, e um suporte de ferro foi fixado a uma coluna para oferecer suporte adicional. Fundamentalmente, a estrutura da escada é sustentada por uma longarina interna de madeira.

Além das alegações sobre sua natureza milagrosa, a escada é reconhecida como uma notável obra de marcenaria. Tim Carter, em sua coluna para o Washington Post, expressou sua admiração, afirmando que a escada é uma “magnífica obra de arte que me deixa humilde como mestre carpinteiro. Criar uma escada como essa usando ferramentas modernas já seria uma proeza. É insondável imaginar construir uma maravilha dessas com ferramentas manuais simples, sem eletricidade e com recursos mínimos.

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

Outro carpinteiro profissional, entrevistado por Ben Radford para seu livro “Mysterious New Mexico”, compartilhou: “A execução é simplesmente incrível. A teoria por trás de como isso foi feito, de transformá-la em uma espiral de duas voltas, envolve uma aritmética extremamente complexa.

A construção da escadaria ocorreu entre 1877 e 1881, um período em que a capela estava praticamente concluída, porém sem acesso ao coro, possivelmente devido à morte inesperada do arquiteto Projectus Mouly, em 1879.

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

De acordo com a versão transmitida pelas Irmãs de Loretto, apesar de consultarem vários construtores, nenhum conseguiu encontrar uma solução viável devido ao espaço limitado nos alojamentos. Em resposta, as freiras rezaram durante nove dias consecutivos a São José, o padroeiro dos carpinteiros.

No último dia da novena, um estranho misterioso apareceu e se ofereceu para construir a escada. Trabalhando sozinho e utilizando apenas algumas ferramentas manuais simples, ele completou a tarefa e depois desapareceu sem receber pagamento ou revelar sua identidade. Versões mais fantásticas da história sugerem que o trabalho aconteceu durante a noite, enquanto outras afirmam que levou de seis a oito meses.

Independentemente do tempo, a escada finalizada representava uma obra impressionante de carpintaria, desafiando a lógica ao subir 6,1 metros sem qualquer suporte óbvio. As Irmãs de Loretto interpretaram a construção como um milagre, acreditando que o construtor misterioso poderia ter sido São José em pessoa. À medida que a história se difundia, a escadaria se tornava uma das atrações turísticas mais famosas de Santa Fé.

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

A escada originalmente construída carecia de corrimãos e era tão íngreme que algumas freiras e estudantes optavam por descer de joelhos, dada a sua assustadora inclinação. Somente em 1887, outro artesão, Phillip August Hesch, acrescentou corrimãos à estrutura. Desde a transformação da capela em museu privado nos anos 1960, quase todas as escadas foram fechadas ao público.

É notável que a escada não possua o pilar ou poste central comumente encontrado em escadas em espiral para fornecer suporte e estabilidade. O método de suporte do peso não é evidente à primeira vista. No entanto, a escada se sustenta por suas longarinas, de maneira semelhante a uma escada convencional (reta), embora, neste caso, cada longarina seja torcida em uma espiral. Observadores também notaram que a longarina interna possui um raio tão estreito que funciona de maneira similar a um suporte central reto.

Uma análise realizada por um carpinteiro profissional, conforme documentado em “Misterioso Novo México”, revelou que a montagem das longarinas a partir de segmentos sobrepostos unidos por cola de madeira cria um laminado que é, na verdade, mais resistente do que a madeira isolada. Além disso, o uso de estacas de madeira em vez de pregos impede a degradação das juntas, evitando que a madeira se comprima contra os pregos em resposta a variações de umidade ou temperatura. Este método preserva a estrutura da escada ao longo do tempo.

A adição de um suporte de ferro em 1887, simultaneamente à instalação dos corrimãos, talvez tenha tido a intenção de limitar o deslocamento vertical causado pela estrutura helicoidal. Esse suporte age de maneira a fazer a escada comportar-se como uma mola helicoidal gigante, sendo uma das razões pelas quais as escadas em espiral frequentemente possuem um suporte central. Mesmo após essa modificação, os usuários relatavam sentir “certa elasticidade”. No entanto, a estrutura era capaz de suportar uma quantidade significativa de peso, conforme evidenciado por uma foto de cerca de 1959, onde pelo menos 12 membros do coro posaram nos degraus.

Capela Loretto e sua escada milagrosa!

Escadas similares

Escadas semelhantes a da Capela Loretto são conhecidas por existir, embora seu desenho seja altamente incomum. Um exemplo está presente no Old Washoe Club em Virginia City, Nevada, que remonta à década de 1870. Esta escada foi descrita pela Ripley’s Believe It or Not! como “a mais longa do seu tipo sem um poste de sustentação”, embora possua menos curvas do que a escada de Loretto.

Além disso, outra escada está localizada na Câmara Municipal de Gdańsk, na Polônia. Em 1944, uma funcionária do governo chamada Bonnie Foster denunciou sua existência ao jornal Novo Mexicano, declarando que “é alta, espiral e sem pregos de aço, mas a madeira é diferente. Está na Câmara Municipal, datando do século XIV ao XVI”. Foster notou uma surpreendente semelhança no design com o da escada de São José.

Fonte: 1

Postagens por esse mundo afora

Leia também:

Stock im Eisen, o tronco encravado de pregos de Viena

A escada imóvel do Santo Sepulcro em Jerusalém

Ant mill, as espirais da morte das formigas

Avalie este artigo!
[Total: 0 Média: 0]
Atenção! Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do usuário e não expressa a opinião do site.

Magnus Mundi

Movido por uma curiosidade insaciável, ansiava por um espaço onde pudesse preservar as curiosidades singulares que encontrava em livros e na internet. Dessa busca, surgiu o Magnus Mundi em 2015. Julio Cesar, nascido em Blumenau e residindo em Porto Belo, litoral de Santa Catarina, viu seu desejo de compartilhar maravilhas peculiares tomar forma nesse site.

1 comentário

Clique para deixar um comentário